Aprovado Projeto de Lei que institui a “Semana de Orientação e Combate a Diabetes”
O Projeto de Lei nº 107/2021, que institui na cidade de Votorantim a “Semana de Orientação e Combate a Diabetes”, foi aprovado por unanimidade durante a 2ª Sessão Legislativa, realizada nesta terça-feira (8). O PL de autoria do vereador Pastor Lilo (DEM) inclui no Calendário Oficial do Município a semana de conscientização sobre esta doença crônica, a ser realizada, anualmente, do dia 12 ao dia 18 de novembro, como forma de compreender o dia 14 de novembro, no qual é comemorado o “Dia Mundial do Diabetes”.
“Com certeza é muito importante essa divulgação nas escolas, praças, enfim, para que as pessoas possam se conscientizar sobre essa doença crônica e que não tem cura. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o número de pessoas com os diabetes tipo 1 e 2 subiu 61,8% na última década. Por isso, este Projeto de Lei tem por objetivo esclarecer e orientar a população acerca da diabetes, alertando a sociedade para este problema de saúde pública e promovendo o acesso à informação e conscientização sobre esta doença”, afirmou Lilo.
O dia 14 de novembro foi instituído como “Dia Mundial do Diabetes” pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.
O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente - hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue - ou quando o corpo não consegue utilizar de maneira efetiva a insulina que o organismo produz. A doença se divide em dois tipos, além da diabetes gestacional. A diabetes Tipo 1 é caracterizada por uma produção deficiente de insulina pelo organismo e demanda aplicações diárias do hormônio e a diabetes Tipo 2 ocorre quando o organismo não consegue utilizar a insulina produzida pelo corpo.