Aprovado Projeto de Lei que institui a Semana Municipal do Brincar
A Câmara Municipal de Votorantim aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (31) o Projeto de Lei de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA) que dispõe sobre a política de estímulo ao brincar na infância e institui a “Semana Municipal do Brincar", no município de Votorantim.
De acordo com a propositura, a "Semana Municipal do Brincar" deverá ser incorporada ao calendário oficial de eventos do Município e será comemorada anualmente na última semana do mês de maio, integrando-a às comemorações do Dia Mundial do Brincar, que acontece no dia 28 de maio, data instituída pela International Toy Library Association (ITLA).
O referido projeto tem por objetivo a valorização do brincar na vida da criança; o reconhecimento da infância como fase inaugural na vida de qualquer indivíduo e valorização da sua cultura; o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade; o encontro intercultural e inter geracional em torno das brincadeiras; a valorização do brincar e apoio dessa ação ao longo da vida; o desenvolvimento integral, abrangendo todos os aspectos da personalidade, com foco nas interações e no brincar, segundo a visão holística da criança e a valorização da diversidade das infâncias presentes no Município, além da valorização e formação adequada e permanente dos profissionais que atuam diretamente com a criança, observado o Plano Municipal da Educação.
Para o vereador Cesar Silva, o momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. “Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções”, ressalta.
Ainda de acordo com o parlamentar, as vezes, os pais não têm conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras finalidades mais importantes. Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, tais como correr e pular, e aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar e a cooperação.