Aprovado Projeto de Lei que institui Dia Municipal de Inclusão do Autista em Votorantim

por sandra — publicado 12/11/2019 17h53, última modificação 12/11/2019 17h53
Ação Parlamentar - 39ª Sessão (12/11/2019)
Aprovado Projeto de Lei que institui Dia Municipal de Inclusão do Autista em Votorantim

Vereador Luciano Silva (DEM) autor do Projeto de Lei

Foi aprovado durante a 39ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (12) o Projeto de Lei nº 69/19 de autoria do vereador Luciano Silva (DEM), que institui o “Dia Municipal de Inclusão do Autista” em Votorantim que deve entrar em vigor, assim que publicado no Diário Oficial do Município. 

“Esse projeto institui o “Dia Municipal de Inclusão do Autista” a ser comemorado sempre no dia 2 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O objetivo dessa data é disseminar informações sobre e a importância do diagnóstico e da intervenção precoce da síndrome, além de aproximar a sociedade de pessoas que apresentam quadro de Autismo, ajudando a evitar o preconceito e estimulando as pessoas a conviverem de forma harmoniosa e saudável com os autistas”, informou Luciano.

Conscientização sobre o autismo

O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação da data, pelos esforços em chamar a atenção para o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril, assim como a Ponte Estaiada, em São Paulo, e vários outros monumentos e prédios de todo o país. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data.