Aprovado projeto que cria Dia de Conscientização do Mutismo Seletivo em Votorantim

por sandra — publicado 10/12/2019 18h59, última modificação 10/12/2019 18h59
Ação Parlamentar - 43ª Sessão (10/12/2019)
Aprovado projeto que cria Dia de Conscientização do Mutismo Seletivo em Votorantim

Vereador Luciano Silva (DEM) autor do projeto

Foi aprovado durante a sessão dessa terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 086/19, de autoria do vereador Luciano Silva (DEM), que estabelece, no calendário oficial de datas e eventos do município, o "Dia de Conscientização do Mutismo Seletivo".

“Seguindo a linha das leis aprovadas aqui, que apresentei sobre a questão do autismo, sobre a questão da inclusão, e principalmente sobre dislexia e outros transtornos que afetam inúmeras crianças, hoje trazemos este projeto sobre o mutismo seletivo. Seu significado no dicionário é mudez, mas no caso é a ausência ou a não vontade de se expressar verbalmente. Esse distúrbio está presente em casos de esquizofrenia e histeria e temos casos de alunos na rede municipal que sofrem com esse transtorno, que muitas vezes é confundido com o autismo. Então, o tratamento e o diagnóstico tem que ser feito precocemente, para que o tratamento dê certo”, afirmou Luciano. 

De acordo com o projeto, essa condição afeta cerca de sete entre mil pessoas e por isso, é tão importante que o poder público faça sua parte conscientizando e informando a população sobre esse transtorno.

“Um exemplo seria de crianças que costumam se comunicar verbalmente com determinadas pessoas, mas que, quando em contato com outros, de repente não falam nenhuma palavra. Isso parece timidez, algo relativamente comum, mas a situação é mais séria e pode ser o que conhecemos como mutismo seletivo”, explica o parlamentar.

O projeto entra em vigor a partir de sua publicação.