Aprovado projeto que institui a Semana Municipal da Prematuridade
Foi aprovado durante a sessão desta terça-feira (28) o Projeto de Lei Ordinária nº 081/21, de autoria do vereador Thiago Schiming (PSDB), que cria a Semana Municipal da Prematuridade e designa novembro como o mês da conscientização sobre partos prematuros.
A Semana da conscientização da Prematuridade contará com a realização de atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do parto prematuro, com foco na prevenção do nascimento antecipado e na conscientização sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias.
“Hoje, mais de 100 países unem forças com atividades, eventos especiais e se comprometem com a ação para ajudar a abordar o parto prematuro e melhorar a situação dos bebês prematuros e de suas famílias. O impacto do nascimento de um bebê prematuro vai muito além das sequelas de saúde que a prematuridade pode causar para a criança e do trauma psicológico que ela deixa para as famílias. Por isso, com o intuito de obter a prevenção, bem como expandir o conhecimento para todos sobre os riscos do parto prematuro, foi criado o dia 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade. Assim, queremos que em nosso município, o assunto seja tratado com muita seriedade e com a importância que detém”, explicou Thiago.