Câmara aprova onze proposituras em sessão realizada nesta quinta-feira (14)

por Comunicação publicado 15/10/2021 08h50, última modificação 15/10/2021 08h47
30ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, 14ª Legislatura - 14/10/2021

Na manhã desta quinta-feira (14), os vereadores estiveram reunidos no Plenário Professor Pedro Augusto Rangel, para a 30ª Sessão com o intuito de analisar e votar requerimentos pertinentes ao município. Na oportunidade, foram apreciados um Projetos de Lei, 4 requerimentos especiais com homenagens à munícipes e 6 requerimentos ao Executivo.

Foi votado e aprovado o Projeto de Lei nº 084/21, de autoria do vereador Murilo Piatti (PSDB), que acrescenta o parágrafo único ao art. 2º e o art. 2º -A, à Lei 2.823, de 20 de julho de 2021 também de sua autoria, o que inclui a possibilidade de que a Câmara realize evento específico como o objetivo e incentivar e homenagear jovens de destaquem em nosso município.

Requerimentos Especiais

Quatro Requerimentos Especiais sugerindo homenagens a munícipes atuantes em suas comunidades também foram votados nesta quinta- feira. O primeiro, de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA), propôs votos de congratulações a Narciso Teixeira, o Mestre Narciso, pelo importante trabalho social realizado com crianças, jovens e adultos, na região do bairro Itapeva, por meio da capoeira. Já o vereador Luciano Silva (DEM), ofereceu votos de congratulações para Marco Aurélio Mesadri, pelos relevantes serviços prestados à comunidade votorantinense, por meio de Feiras de Empregabilidade e das Ações Sociais prestadas por sua Faculdade.

O Cabo PM William Batista Macedo, Cabo Macedo, recebeur homenagens do vereador Gaguinho (PTB) por conta de seu exemplar trabalho realizado na Polícia Militar, atuando na defesa da população votorantinense e pela sua dedicação com os mais necessitados.  

Por fim, o vereador Murilo Piatti (PSDB) ofereceu votos de congratulações para Laís Zambeti, proprietária de uma padaria em Votorantim, pelo seu exemplar trabalho de ajuda social e comunitária, em favor de famílias carentes de Votorantim.

Requerimentos  

Cursos profissionalizantes e de capacitação - O presidente da Câmara, vereador José Claudio Pereira “Zelão” (PT), apresentou durante a sessão desta quinta-feira (14), requerimento no qual questiona se a atual gestão municipal poderia, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, disponibilizar aos munícipes, diversos cursos profissionalizantes e de capacitação, visando à profissionalização e preparação para o mercado de trabalho.

Zelão questiona ainda se há possibilidade de buscar parcerias com os Governos Federal ou Estadual, a fim de trazer referidos cursos para Votorantim e pede que informem, qual seria o impedimento para a realização de cursos profissionalizantes por intermédio do PAT e/ou Secretaria de Cidadania e Geração de Renda.

Mais ciclovias - O vereador Cirineu Barbosa (PMN) apresentou requerimento no qual questiona se os bairros da região do São Matheus, Conjunto Habitacional “Mário Augusto Ribeiro”, Altos de Votorantim, Altos da Fortaleza e Vila Nova Votorantim serão beneficiados com a construção de ciclovias.

Em caso positivo, Cirineu questiona se a mesma poderia ter seu início no bairro Jardim São Matheus e se estender até as ciclovias já existentes na região central da cidade, na Avenida 31 de Março.

Trânsito de rua no bairro Vila Dominguinho – O vereador Thiago Schiming (PSDB) questionou em seu requerimento apresentado durante a sessão desta quinta-feira (14), se a Secretaria responsável poderia fazer uma nova avaliação técnica, no trânsito da Rua Joaquim Fogaça, no bairro Vila Dominguinho.

Thiago solicitou que os moradores fossem ouvidos com relação a uma possível mudança de mão de direção na Rua Joaquim Fogaça, no sentido centro/bairro,  até a Rua Gustavo Teodoro Borman. Outro questionamento do parlamentar é com relação à possibilidade de serem instalados limitadores de altura em pontos estratégicos da referida via pública, para impedir o tráfego de caminhões e de ônibus e, quais ações poderão ser tomadas para fiscalizar o trânsito de veículos pesados na referida via.

Laboratório próprio no P.A e nas Unidades de Pronto-Atendimento: Ita (CIDADANIA) questionou em seu requerimento nesta quinta-feira (14), se a atual gestão municipal poderia realizar estudos, por meio do setor competente, para implantação de um laboratório próprio no P.A e nas Unidades de Pronto-Atendimento, com o intuito de reduzir o tempo de espera para resultados de exames realizados na unidade.

Ele questiona se há viabilidade financeira para a implantação desse laboratório e qual seria o prazo necessário para que a Administração possa implantar um laboratório interno no P.A e nas Unidades de Pronto-Atendimento.

Bolsão de estacionamento na área localizada na Avenida Octávio Augusto Rangel: O vereador Pastor Lilo (DEM) questiona se a atual Administração tem planos de construir um bolsão de estacionamento na área localizada na Avenida Octávio Augusto Rangel, próxima ao imóvel n° 936.

Ronda permanente ao final das feiras noturnas: O vereador Rogério  Lima (PP) apresentou requerimento no qual questiona se existe a possibilidade da Guarda Civil Municipal ou da Polícia Militar manter uma ronda permanente, ao final das feiras-livres noturnas que são realizadas todas as terças-feiras, ao lado da Praça de Eventos “Lecy de Campos”, para garantir a segurança dos trabalhadores enquanto fazem a desmontagem de suas barracas.

A 31ª sessão deve ocorrer na terça-feira (19/10), às 9h e será transmitida, em tempo real, no canal do YouTube da Câmara Municipal e por meio do Portal do Legislativo,