Câmara Municipal sedia Audiência Pública para debater prevenção ao suicídio em Votorantim
Aconteceu nesta quarta-feira (29) a Audiência Pública em alusão ao setembro amarelo que trata sobre o combate e prevenção ao suicídio. O evento, sediado pela Câmara Municipal de Votorantim, por iniciativa do vereador Murilo Piatti (PSDB), debateu ações e formas de combate ao suicídio na cidade.
A equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Votorantim apresentou dados relativos ao considerável índice de suicídios ocorridos em Votorantim e falaram sobre as ações realizadas na comunidade cuidando de pessoas que sofrem com transtornos mentais. A secretária de Saúde Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, também explanou sobre a atuação da secretaria. “Nossa rede foi estruturada com uma separação de setores que nos permite acolher melhor aqueles que precisam com mais urgência. E é preciso lembrar a importância da sociedade na conscientização e na mudança de hábitos, para que possamos interagir mais uns com os outros e para que tenhamos cidadãos felizes realmente”, explicou.
A secretária Sandra Pinesso Cianfarani, da pasta de Cidadania e Geração de Renda, que fez parte da mesa diretiva do evento juntamente com o vereador Murilo Piatti e o Subtenente Roque, falou sobre atuação de sua secretaria também na reestruturação da família. “Estamos querendo voltar a realizar os nossos grupos de trabalho para atuarmos diretamente o fortalecimento da família nestes tempos tão sombrios que a COVID-19 trouxe, principalmente para as famílias mais carentes”, afirmou.
Autoridades e psicólogos presentes, também participaram do debate e deram seus depoimentos e contribuição para o debate de formas e meios de prevenção, principalmente com relação à juventude. A cantora Kátia Garcia, sucesso na década de 80, atualmente Analista de Relações Institucionais do Instituto Magnus, contou sobre sua história de vida e também, sobre sua luta contra a depressão, impulsionada pela morte da mãe, e como o Instituto Magnus, com o auxílio dos animais ajudou na sua nova fase.
Para o idealizador do evento, vereador Murilo Piatti (PSDB) o saldo da Audiência Pública foi extremamente positivo. “Esse debate foi extremamente produtivo tanto para termos ciência das ações do poder público no combate e prevenção ao suicídio, além de nos conscientizar como cidadãos sobre como podemos, dentro de nossos núcleos sociais, atuar na prevenção e ajuda de conhecidos que podem estar sofrendo calados e se sentindo sozinhos”, finalizou o parlamentar.