Câmara realiza audiência pública para discutir a incidência da dengue no município

por Comunicação publicado 14/12/2022 14h43, última modificação 14/12/2022 14h43

A Câmara Municipal de Votorantim realizou na manhã desta quarta-feira (14), por iniciativa do vereador Rogério Lima (PP), a segunda Assembleia Pública com o intuito de discutir a incidência de dengue em nosso município. O evento contou com a presença da Secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, representantes da Vigilância Sanitária e Zoonoses, apresentando dados sobre a atuação da secretaria no combate à doença e o número de casos registrados até o momento.

Edson de Almeida, funcionário do Centro de controle de zoonoses de Votorantim apresentou dados do município e explicou sobre a importância da ação de todos para erradicação das larvas pois, com isso, se evita a incidência de novos casos. “O ápice de casos em geral, ocorrem entre abril e maio. Porém, em novembro, tivemos ainda 2 casos positivos em uma época que não deveríamos ter registro de casos. Além disso, tivemos uma maior concentração de casos na Vila Domingues e no Jardim Serrano, porém, há incidência larvária na cidade toda, o que é preocupante”, explicou.  

Prevenção nos meses chuvosos

Por conta do alto volume de chuvas dos últimos dias, Edson lembrou que a combinação de calor e água é perfeita para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Porém, se cada um fizer a sua parte, evitando deixar locais onde o mosquito possa encontrar lugares para depositar seus ovos, poderemos frear o número de incidência larvária na cidade.

“A Secretaria Municipal de Saúde tem feito seu trabalho e alertado a população constantemente para não descuidar e ficar atenta a possíveis focos de mosquitos. Porém, como nós viemos dizendo ao longo do ano, essa é uma tarefa de todos nós: evitar que qualquer recipiente, por menor que seja, acumule água e se torne um berçário para o inseto”, lembrou a secretária de Saúde.

Dicas de Prevenção:

  • Eliminar todo e qualquer recipiente inservível que possa acumular água;
  • Manter piscinas e caixas d’água higienizadas e cobertas;
  • Retirar água dos pratos de plantas;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampe ralos ou coloque sabão em pó semanalmente;
  • Calhas devem ser mantidas limpas;
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.