Câmara realiza primeira sessão ordinária de 2023
A Câmara Municipal de Votorantim realizou nesta terça-feira (7/2), a 1ª Sessão Ordinária da 14ª Legislatura de 2023. Com plenário lotado, estiveram em pauta Projetos de Leis apresentados para primeira leitura, Projetos de Resolução da Mesa, homenagens e debates calorosos.
Logo no início da sessão, após a fala da prefeita, o vereador Luciano Silva (Podemos) pediu questão de ordem, solicitando ao presidente, Thiago Schiming (PSDB) que colocasse em votação, a cessão de cinco minutos para que o vice-prefeito, Rodrigo Kriguer também tivesse direito ao uso da palavra. Com isso, a sessão foi paralisada para que o jurídico pudesse analisar a solicitação.
Após análise do regimento interno, Schiming informou que a decisão em ceder tempo de fala cabe ao presidente e com isso, deu sequência à sessão.
Na ocasião, foram aprovados seis requerimentos e o Projeto de Lei nº 066/22, de autoria do vereador Pastor Lilo (União Brasil), que trata da retirada gratuita de restos de construção, como entulhos, madeiras e materiais assemelhados às pessoas com renda mensal de até um salário-mínimo em Votorantim.
Homenagens
Ainda nesta sessão, o vereador Gaguinho (PTB) prestou homenagem ao jovem Vitor Rodrigues Mariano, pela conquista da segunda medalha de ouro na 17ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O vereador Cirineu Barbosa (PMN) ofereceu congratulações ao jovem nadador votorantinense, Miguel Guilherme Leite, por representar o município em diversos campeonatos.
Requerimentos
Assim que se iniciaram as discussões sobre os requerimentos, o vereador Ita (Cidadania) solicitou a inversão de pauta, para que seu requerimento, solicitando esclarecimentos sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 122/22, votado em sessão extraordinária realizada em 28 de dezembro do ano passado, que seria o último a entrar em discussão, fosse o primeiro em pauta.
Com isso, o assunto que já teve grande repercussão desde o final do ano passado voltou a entrar em debate entre os parlamentares. Ao final, o requerimento foi aprovado e agora segue os trâmites internos aguardando resposta.
Os demais requerimentos apresentados pelos vereadores tratando dos temas: reforma geral no prédio da EMEF “Prof. Abimael Carlos de Campos; vagas nas Creches de Votorantim; terrenos públicos utilizados como depósito de terra; pavimentação do trecho da Rua Eronita Pedro de Souza, no Bairro Jardim Tatiana e entrega de material escolar e uniformes para estudantes da rede municipal de ensino, foram aprovados e seguem para que as respostas sejam apresentadas pelo Executivo.
Entrega de documentos
Ainda durante a sessão, houve dois momentos em que parlamentares apresentaram documentos para serem protocolados. Primeiro o vereador José Cláudio Pereira “Zelão” (PT), apresentou ofício solicitando a abertura de auditoria das contas do seu mandato como forma de, segundo ele, evitar boatos sobre a sua gestão. Já, o vereador Pastor Lilo (União Brasil), por sua vez, subiu à tribuna e afirmou que solicitará auditoria de todas as gestões desde 2010.
Na sequência, o vereador Luciano Silva (Cidadania) entregou aos vereadores Cesar Silva (Cidadania); Cirineu Barbosa (PMN);Thiago Schiming (PSDB); Robson Vasco (PSDB) e Zelão (PT), notificação extrajudicial solicitando informações e providências acerca das postagens relativas ao projeto nº 122/22.
Próxima sessão
A 2ª Sessão está prevista para acontecer na próxima terça-feira, 14 de fevereiro, às 9h.