CEI dos Medicamentos deve ser prorrogada por mais 90 dias
Estiveram reunidos nesta sexta-feira (24), os vereadores de Votorantim, membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI), criada com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na aquisição de medicamentos na gestão passada e acondicionamento desses remédios fora do prazo de validade encontrados na Farmácia do Ambulatório de Saúde Mental em 20 de maio deste ano, além de fiscalizar o valor de aproximadamente R$ 14 milhões recebidos do Governo Federal, por meio de emendas parlamentares de 2019 a 2021 pelo município para o enfrentamento à Covid-19.
O presidente da CEI, vereador Ita (CIDADANIA), o relator Pastor Lilo (DEM), e os demais membros, Cirineu Barbosa (PMN), Gaguinho (PTB), Rogério Lima (PP) e Thiago Schiming (PSDB) estiveram reunidos para leitura da pauta da reunião anterior realizada em 13 de agosto, ocasião em que foi solicitada a entrega de documentos por parte da Prefeitura. Com a chegada das notas e demais materiais solicitados, os parlamentares decidiram dar andamento aos trabalhos da Comissão.
“Cada vereador terá uma semana para ler, entender e fazer seus apontamentos sobre o processo. Ao final deste prazo, os documentos devem ser repassados ao próximo vereador para que possamos economizar na impressão e na utilização de papel. Com esse rodízio, teremos embasamento para discutir e dar andamento aos trâmites. Este será basicamente o nosso início para que a partir daqui, possamos começar a ouvir as pessoas”, explicou Ita.
Entenda
A primeira reunião para escolha do presidente e relator da CEI foi realizada em 17 de junho. Após esta votação, o vereador Rogério Lima (PP) solicitou a paralização da Comissão até que suas dúvidas fossem sanadas pelo jurídico da Casa de Leis. No dia 24 de junho foi realizada a primeira reunião oficial e mais uma vez, houve uma breve paralização por conta do recesso Legislativo. Com isso, o prazo de 90 dias da Comissão terminaria no dia 10 de outubro, período considerado curto para análise de todos os documentos e chamamento dos envolvidos para oitivas. Sendo assim, em consenso, os membros do grupo decidiram protocolar um requerimento solicitando a prorrogação dos trabalhos por mais 90 dias, o que deve ser votado na próxima sessão.
Desta forma, a CEI voltará a se reunir após todos os seus membros analisarem e apontarem suas dúvidas para que possam levantar os nomes que serão convocados para possíveis esclarecimentos. O primeiro vereador a analisar os documentos será Cirineu Barbosa (PMN). Na sequência, Gaguinho (PTB), Rogério Lima (PP), Thiago Schming (PSDB) e por fim, Ita (CIDADANIA) e Pastor Lilo (DEM), que será o responsável pelo relatório final da CEI.