Cesar Silva homenageia atleta votorantinense
Na sessão do legislativo municipal ocorrido a nesta terça-feira (12) o vereador Cesar Silva (Cidadania) apresentou o requerimento de votos de congratulações para a atleta votorantinense Renata Rosa, que iniciou seus treinamentos no atletismo ainda criança no Programa Atleta do Futuro (PAF) e não parou mais. Na oportunidade esteve presente também o ex-treinador de atletismo do Sesi, Luiz Alberto.
“Ela tem uma história de vida bonita, que de fato representa a vitória, o sentimento de muita luta”, ressalta o parlamentar. Cesar ressalta ainda a importância do esporte na formação do cidadão.
Renata Rosa, 35 anos, nascida e criada na região do Parque Jataí, em Votorantim, aos oito anos de idade durante uma corrida de rua e correndo com os pés sem calçados, a menina franzina, foi descoberta pelos técnicos desportivos, entre eles, o Luiz Alberto, do Programa Atleta do Futuro desenvolvido pelo Sesi em parceria com a Secretaria de Esportes da cidade.
Naquele momento para ela era um mundo novo, pois o que a animava era o fato de que, correr representando a cidade significaria viajar e conhecer lugares novos. Ou seja, tornou-se uma diversão, e aos poucos os treinamentos foram se intensificando, é claro tudo isso, num primeiro momento necessitou de longas conversas da equipe técnica que precisou convencer seus pais.
Outro grande incentivo para participar dos treinamentos e correr provas vinha da escola, onde ela encantava os colegas, professores e funcionários. Pois a garotinha tinha muito talento e, com o passar dos anos, passou a dominar as pistas e consequentemente as ruas, pois se transformou numa grande atleta e corredora.
Formada em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício, Renata também atua como personal trainer, ou seja, o esporte que lhe foi apresentado lá na sua infância de fato transformou sua vida. Por diversas vezes Renata representou e muito bem a sua terra, levando a bandeira de Votorantim muitas vezes no ponto mais alto do pódio, em competições como: os Jogos Regionais e Abertos do Interior, onde a cidade inclusive era uma potência por revelar excelentes atletas.
Renata acredita que o esporte é uma ferramenta para combater a injustiça social, pode mudar vidas, da mesma forma que mudou a sua e, com isso, conseguiu alcançar seus sonhos.