Cesar Silva homenageia o cururueiro Andinho Soares
Com a proposta de incentivar ainda mais a cultura popular no município de Votorantim, o vereador Cesar Silva (CIDADANIA) apresentou na sessão ordinária desta sexta-feira (04) o Requerimento Especial, no qual oferece votos de congratulações ao cururueiro Anderson Cristian Soares (Andinho).
“O Cururu é parte da nossa cultura. Não podemos deixar morrer as essências da nossa cultura caipira, aquela que está contida no íntimo de grande parte da população. Muitos trocaram a roça, as cidades menores e outros cantos do país com seus costumes e estilos de vida, desejando encontrar dias melhores em Votorantim”, ressalta o vereador.
O cururu é uma dessas essências apreciadas pelo votorantinense, algo que o encantou, trazendo a arte do improviso e do repente. O público simpatizante na maioria com mais idade, porém apareceu, o então jovem e, também, amante do Rock and Roll, Anderson Cristian Soares, o popular Andinho.
No passado era comum ver desafios de cururu em eventos de bairro e na Festa Junina de Votorantim, além de reunir público considerável que amanhecia cantando em clubes, aniversários e até casamentos. Hoje, se resume a apresentações esporádicas em bares, casas de cururueiros e a convites para atividades em cidades da região. Ficam na expectativa que a Prefeitura possa criar um núcleo de promoção desta arte com um calendário de atividades que mantenha viva essa cultura popular.
Os cururueiros, formado por cantadores e músicos, constitui um grupo que se reúne visando diversão, não busca ganho financeiro, canta para se divertir e alegrar as pessoas. Sofrem com a falta de apoio, mas não lhes falta a criatividade para improvisar o repente que sofre grande influência religiosa, pois muitos cantam inspirados em passagens bíblicas e as trazem para uma reflexão contemporânea.
Por isso podemos dizer que o cururueiro é um estudioso, precisa estar atento a todos os assuntos e ter os argumentos para responder as provocações dos oponentes nas cantorias.
Além do homenageado estiveram presentes a filha, Danielle Rodrigues Soares e o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Domingues.