Comissão de Ética decide abrir processo de investigação contra vereador Rogério Lima

por Comunicação publicado 10/03/2025 16h55, última modificação 12/03/2025 09h26
Processo sobre o vídeo ainda será discutido pelos parlamentares

A Comissão de Ética e Decoro da Câmara Municipal de Votorantim esteve reunida nesta segunda-feira (10) pra analisar e discutir denúncia recebida em desfavor do vereador Rogério Lima (Republicanos).

A denúncia (Processo nº01/25) traz representação de munícipe contra o vereador Rogério Lima por suposta quebra de decoro parlamentar. Segundo o denunciante, durante o Programa Debate dos Fatos, exibido pela TV Votorantim em 04/02/2025, dirigiu palavras de ofensa à autoridades da cidade e que esta conduta revela “clara afronta ao comportamento compatível ao decoro parlamentar”.    

Nesta reunião, os membros da Comissão Ética e Decoro Parlamentar, os vereadores Diego da Padaria (Podemos); Lú Ferrari (PT); Luciano da Camps (Republicanos); Ita (PRD) e Gaguinho (PMB), receberam do presidente da comissão, vereador Roberto França (PL), cópia da denúncia para que possam analisar com calma o teor da denúncia apresentada.  

Após deliberação, os membros decidiram, por unanimidade de votos, pela abertura de processo para apuração dos fatos. Como nenhum dos parlamentares se voluntariou a assumir a relatoria do processo, o presidente da Comissão, vereador Roberto França, designou a vereadora Lú Ferrari para a atribuição.

O vereador Rogério Lima (Republicanos) será notificado pela Comissão sobre a abertura do processo e terá cinco dias úteis para apresentar defesa prévia. Agora a comissão deve se reunir em data a ser definida para iniciar os seus trabalhos.

Novo processo

A Câmara Municipal recebeu também nova denúncia (Processo nº 02/25) em face do vereador Rogério Lima na qual um munícipe relata suposta conduta indecorosa em vídeo postado pelo parlamentar em suas redes sociais e que teve ampla repercussão nas mídias locais e também em site de alcance nacional.

Na reunião realizada na tarde desta segunda-feira (10) o presidente da Comissão de Ética, vereador Roberto França (PL) leu a denúncia para os demais membros da comissão e entregou cópia do documento para todos eles.

Roberto França deve agendar, para a próxima semana, nova reunião para que os membros da comissão possam deliberar sobre a abertura ou não deste novo processo.