Comissão de Ética deve ouvir vereador Felipe Becari
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim realizou mais uma reunião nesta sexta-feira (19) com o intuito de dar sequência aos trabalhos de apuração dos fatos divulgados em matéria da Gazeta de Votorantim, do dia 18 de setembro, com dados da Transparência da Câmara Municipal, que mostram gastos do vereador Murilo Piatti (PSDB) em viagem a São Paulo.
Estiveram presentes os vereadores Thiago Schimming (PSDB), presidente da Comissão; Cirineu Barbosa (PMN), relator da Comissão e os membros da Comissão, Cesar Silva (CIDADANIA) e Rogério Lima (PSDB). Os vereadores Luciano Silva (DEM) e Mauro dos Materiais (PTB) não compareceram à reunião, já os vereadores Ita (CIDADANIA) e Pastor Lilo (DEM), acompanharam o encontro apenas como ouvintes.
Nesta reunião, o vereador Murilo Piatti (PSDB) compareceu com seus advogados, porém, após votação, os membros da Comissão, entendendo que nesta fase dos trabalhos ainda não há necessidade da presença dos advogados de Murilo, foram convidados a comparecer na próxima sessão. “A comissão está em uma fase investigativa e por isso, este ainda não é o momento de defesa. Quando esta fase chegar, iremos, sem dúvida alguma, oficiá-los para que possam, formalmente, defender o vereador Murilo”, explicou o presidente da Comissão, Thiago Schiming (PSDB).
Após a saída dos advogados e do vereador, os parlamentares deram sequência aos trabalhos. Cirineu (PMN) fez a leitura da ata das reuniões anteriores, que foram aprovadas pelos presentes. Thiago Schiming (PSDB) leu para os presentes as respostas do Coordenador de Transportes aos questionamentos relativos ao pagamento das notas apresentadas pelo vereador Murilo Piatti (PSDB). Todos consideraram as mesmas satisfatórias, porém, ressaltaram que estas levantam outras questões que devem também ser apuradas pela Comissão.
Restaurante
O restaurante que emitiu a nota de R$ 302,17 e foi oficiado logo no início dos trabalhos da Comissão, até o momento não respondeu aos questionamentos e por isso, os membros da Comissão deverão estudar uma nova forma de abordar o estabelecimento. “Como o restaurante não se manifestou, ir até lá me parece inviável, pois estaremos investigando gastos públicos realizando mais gastos. Por isso, vamos estudar a melhor forma de conseguirmos as respostas que precisamos”, explicou Thiago.
Convocação de Felipe Beccari
Outro ponto de consenso levantado durante a reunião é de que cabe à Comissão oficiar o vereador da cidade de São Paulo, Felipe Becari (PSD), que seria com quem o vereador Murilo Piatti teria se encontrado para uma reunião e o almoço em investigação. “Vamos oficiar também o vereador Felipe Becari para entendermos quais foram as circunstâncias do encontro”, afirmou Thiago. Os membros da Comissão optaram por enviar a carta convite ao vereador para que compareça na próxima sessão, na sexta-feira, 26 de novembro.