Comissão de Ética em desfavor ao vereador Gaguinho define presidente e relator
Os vereadores Cirineu Barbosa (PMN), Cesar Silva (Cidadania), Thiago Schiming (PSDB), Pastor Lilo (DEM) e a Diretora Geral da Câmara, Osana Feitoza Leite, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (01), para a escolha do presidente e relator da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar em desfavor ao vereador Gaguinho (PTB). O pedido de abertura foi protocolado pelo vereador Rogério de Lima (PP) que solicitou à Mesa Diretora, na forma do Artigo 108 do Regimento Interno, que os fatos ocorridos na 31ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura fossem apurados. Na ocasião, Rogério de Lima e Gaguinho se desentenderam e discutiram durante a sessão ordinária.
A reunião havia sido adiada do dia 24/11 para o dia 01/12, pois o vereador Luciano Silva (DEM) apresentou ofício solicitando a sua substituição pelo vereador Pastor Lilo, líder do DEM na Câmara, em duas Comissões (esta e a que a apura gastos em alimentação do vereador Murilo Piatti, que está em andamento), alegando questões pessoais. Como o documento foi protocolado na mesma data da reunião, todos os presentes concordaram em deixar que reunião para escolha de presidente, relator e membros fosse postergada.
A diretora geral iniciou a reunião lendo o parecer jurídico de abertura da Comissão. Logo em seguida os vereadores seguiram para votação do presidente e relator. Veja como cada um votou:
Cirineu Barbosa: votou Pastor Lilo para presidente e Cesar Silva para relator;
Cesar Silva: votou Pastor Lilo para presidente e Thiago Schiming para relator;
Pastor Lilo: votou Pastor Lilo para presidente e Cesar Silva para relator;
Thiago Schiming: votou Pastor Lilo para presidente e Cesar Silva para relator.
O vereador Pastor Lilo foi eleito presidente por 4 votos e o vereador Cesar Silva foi eleito relator por 3 votos.
O vereador Mauro dos Materiais (PTB), que faz parte desta Comissão, esteve ausente nesta reunião e, portanto, não votou. O vereador Rogério de Lima desistiu de participar, pois entendeu que por ser o denunciante seria mais coerente não participar dos trabalhos, porém o mesmo pode acompanhar o andamento da Comissão. Estavam presentes no recinto também os assessores dos vereadores Gaguinho, Cesar Silva, Cirineu Barbosa, Mauro dos Materiais e Pastor Lilo, mas apenas como ouvintes.
Próximos passos
Após a eleição, o vereador Pastor Lilo pediu a palavra e definiu com os membros os próximos passos. Ficou definido que a próxima reunião da Comissão será realizada sexta-feira, dia 10/12 às 10h. Além disso, a Comissão oficiará o Setor de Comunicação da Câmara para que disponibilize as imagens da 31ª Sessão Ordinária. O vereador Rogério de Lima também será oficiado para que, se quiser, apresente imagens ou testemunhas para depor sobre o que teria ouvido durante a discussão.
"Nós vamos agir com transparência, legalidade e da melhor forma possível apurar o que tiver de ser apurado”, enfatizou Lilo.
Vale lembrar que a Comissão se encerrará em 12 de abril de 2022. Caso seja necessário, a mesma pode ser prorrogada por mais 90 dias, devendo os vereadores solicitarem prorrogação por meio de requerimento com as devidas justificativas.
ERRATA
Diferentemente do que informamos, o vereador Cesar Silva é o relator desta Comissão. O texto já foi corrigido.