Comissão de Ética em desfavor ao vereador Gaguinho realiza nova reunião

por Comunicação publicado 10/12/2021 17h39, última modificação 10/12/2021 17h39

A segunda reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar em desfavor ao vereador Gaguinho (PTB) aconteceu nesta sexta-feira (10) pela manhã. No encontro estavam presentes o presidente da comissão, vereador Pastor Lilo (DEM), o relator Cesar Silva (CIDADANIA) e os demais membros Cirineu Barbosa (PMN) e Thiago Schiming (PSDB). O vereador Mauro dos Materiais (PTB) esteve ausente e o vereador Rogério de Lima (PP) não participa desta Comissão, uma vez que, por ser o denunciante, achou mais apropriado não se envolver nos trabalhos. Também estavam presentes, mas como ouvintes, o vereador Ita (CIDADANIA) e os assessores dos vereadores Cesar Silva, Gaguinho, Mauro dos Materiais e Pastor Lilo.

Na reunião anterior, ocorrida em 1º de dezembro, o vereador Rogério de Lima foi oficiado pela Comissão para que, caso fosse de interesse, apresentasse testemunhas para depor sobre o que teria ouvido durante a discussão ocorrida na 31ª Sessão Ordinária. O parlamentar decidiu arrolar como testemunha o vereador Cesar Silva, que deverá ser ouvido nas próximas reuniões da Comissão.

Após a leitura da ata do último encontro e aprovação, os vereadores assistiram ao trecho do vídeo da 31ª Sessão Ordinária, onde Gaguinho e Rogério de Lima se indispuseram e discutiram. Como a maioria das palavras durante a discussão dos parlamentares foram proferidas longe dos microfones do plenário, o presidente Lilo colocou em votação uma solicitação ao Setor de Comunicação para que o mesmo possa, através de recursos de edição, aumentar o ganho de áudio do vídeo. Os membros presentes foram favoráveis a solicitação.

Também foi colocada em votação e aprovada a solicitação de um trecho da 37ª Sessão Ordinária, ocorrida em 30 de novembro, quando o vereador Gaguinho apresentou o requerimento 337/21, solicitando que fatos ocorridos durante a 32ª Sessão Ordinária, em desfavor ao vereador Rogério fossem apurados por Comissão de Ética. No entendimento dos membros, o comportamento do vereador Gaguinho na ocasião deveria ser analisado também, uma vez que o desentendimento com Rogério de Lima vem sendo recorrente.

 A Comissão de Ética retornará em fevereiro de 2022, devido ao recesso parlamentar.

 

 Sobre a Comissão

O pedido de abertura da Comissão de Ética e Decoro foi protocolado pelo vereador Rogério de Lima, que solicitou à Mesa Diretora, na forma do Artigo 108 do Regimento Interno, que os fatos ocorridos na 31ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura fossem apurados. Na ocasião, Rogério e Gaguinho se desentenderam e discutiram durante a sessão ordinária, que teve de ser paralisada por alguns minutos.