Frente Parlamentar “Vacina para Todos” reúne-se com secretária da Saúde e equipe técnica sobre a vacinação em Votorantim

por Assessoria de Comunicação publicado 15/04/2021 13h35, última modificação 15/04/2021 15h27

Reunião da Frente Parlamentar "Vacina para Todos"

Na manhã desta quinta-feira (15), aconteceu, a terceira reunião da Frente Parlamentar “Vacina para Todos”, desta vez, presencial, na sede da secretaria da Cultura, com a participação da secretária da Saúde Izilda Moraes e uma equipe de técnicos da secretaria, a convite do presidente da Frente Parlamentar, Murilo Piatti (PSDB), conforme definido na última reunião da Frente, na segunda-feira (12).

Participaram também do encontro de hoje, os vereadores, Zelão, presidente da Câmara Municipal; Rogério de Lima (PP), relator da Frente Parlamentar; Cirineu Barbosa (PMN); Gaguinho (PTB); Ita (Cidadania); Cesar Silva (Cidadania), além dos representantes dos vereadores que não puderam estar presentes devido outros compromissos, Regina Maria, assessora do vereador Mauro dos Materiais (PTB), bem como, Lerilson Ribeiro, assessor do vereador Luciano Silva (DEM). A diretora da Câmara, Osana Leite também acompanhou a reunião.

Vários esclarecimentos importantes foram feitos pelos profissionais da secretaria da Saúde que estão na linha de frente da vacinação no município de Votorantim. Entre eles, o número de doses recebidas pelo município, as faixas etárias vacinadas, a logística da aplicação das vacinas de acordo com as marcas e o tempo de intervalo entre uma dose e outra, como é conduzido o processo de vacinação das pessoas com comorbidades, a importância do cadastro para distribuição das doses necessárias em cada ponto de aplicação, a forma como, até o momento está sendo atualizado o site Vacina Já, que apresenta diferença de números nas doses disponibilizadas ao município e o número real que já está na cidade à disposição da população, o resultado do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), e outros pontos.

A reunião foi importante para mostrar a transparência do processo de vacinação em Votorantim. Muitas dúvidas dos vereadores foram sanadas, bem como é realizada a atualização do site Vacina Já, que não demonstra a situação real do município em relação às doses disponíveis e aplicadas.

De acordo com os profissionais da secretaria da Saúde, até o momento, a aplicação é colocada no sistema após o dia da vacinação. Não é possível atualizar em tempo real, pois depende de sistema, internet, entre outras estruturas. Porém, na próxima semana, já será possível utilizar o aplicativo Vacivida, que permitirá aos profissionais da saúde, inserir os dados do munícipe contemplado, como: nome, endereço, cpf, data de nascimento, em tempo real, já que o Governo do Estado disponibilizou um tablet com internet para isso.

O banco de dados do Vacivida também conta com relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas. Sem contar que o sistema está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital. A tecnologia também permite abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.

Ainda sobre a diferença de dados no site Vacina Já, Francisco Carreteiro, coordenador da Área de Vigilância em Saúde, disse que os lotes disponibilizados para a cidade são colocados no sistema como Votorantim, porém, demora para chegar no município. Está no site, mas a cidade nem recebeu ainda, o que gera dúvidas na quantidade de vacinas existentes no município. Votorantim recebeu 20.578 doses de vacina e aplicou 16.538 até o dia 13 de abril, terça-feira.

Sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) da Prefeitura com o Ministério Público, fato questionado pelos vereadores em relação ao resultado. A secretária da Saúde informou que o promotor solicitou o máximo de transparência no processo de vacinação. “Nós apresentamos as planilhas, mostramos o sistema, levantamos dados solicitados e na última sexta-feira tivemos outra reunião para apresentar mais detalhes. Não temos nada a esconder”, disse Izilda.

Ainda segundo ela, ficará tudo mais fácil agora, pois “através do aplicativo, teremos ali até foto da pessoa, dos documentos e da carta médica, no caso daquelas com comorbidades”, afirmou.

Outras questões também foram abordadas, sendo o balanço da reunião bastante positivo e esclarecedor para os vereadores.

A próxima reunião será na segunda-feira (19), quando serão discutidas as ações já realizadas e as próximas atividades da Frente Parlamentar “Vacina para Todos”.