Instalação de hemonúcleo municipal é tema de requerimento de vereador

por sandra — publicado 02/03/2021 17h30, última modificação 04/03/2021 08h31
Ação Parlamentar – 4ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura (02/03/2021)

O vereador Pastor Lilo (DEM) apresentou, durante a sessão legislativa realizada nesta terça-feira (02), requerimento no qual questiona se está nos planos da atual Administração, a instalação de um hemonúcleo em Votorantim e se já foi realizado algum estudo relacionado à instalação de um hemonúcleo municipal.

O parlamentar questiona ainda se a Secretaria da Saúde dispõe de informações que comprovem essa necessidade e se é do conhecimento do Poder Executivo os relatos relacionados às dificuldades com a disponibilização de bolsas de sangue para transfusões, o que coloca em alto risco a vida de pacientes, tendo em vista toda burocracia existente.

“Venho por meio deste requerimento pedir algo de suma importância para a nossa cidade. Tenho recebido inúmeros relatos de famílias, de mamães do nosso município a respeito da falta de bolsas de sangue. Temos hoje cerca de 125 mil habitantes, mas ainda não temos um hemonúcleo em nossa cidade. Temos como referência a cidade de Sorocaba que oferece esse serviço de doação, de coleta, e preparo desse sangue para 48 municípios aqui da nossa região. Temos a nossa Santa Casa, administrada pelo Instituto Moriah, que realiza inúmeros partos, e sabemos que após o parto, muitas vezes é necessária a utilização de bolsas de sangue. Eu vivi, juntamente com uma família, uma situação de desespero, de tristeza, de luta na qual uma mãe de 18 anos após ter o seu bebê, sofreu uma hemorragia. Ela precisou com urgência de bolsas de sangue. Mas não existe em nosso município um armazenamento dessas bolsas de plasma. Estive com um grande amigo, o deputado Estadual, “Márcio da Farmácia”, na ALESP, reivindicando o hemonúcleo em nossa cidade, inclusive porque teremos em breve o início do mutirão de cirurgias eletivas e esse estoque de plasma pode sim, ser necessário’, argumentou Lilo.

INDICAÇÃO

Nº 035/20 - Sugere à administração municipal que o setor competente faça a limpeza, roçagem e capinação da Praça Aparecido França, localizada na Rua Havana, no bairro Parada do Alto.