Ita discute atraso na entrega da UPA Central
O vereador Ita (Cidadania) apresentou na última sessão legislativa, realizada na terça-feira (28/03), requerimento sobre o atraso na entrega da Unidade de Pronto Atendimento do Centro de Votorantim.
A UPA foi fechada em setembro de 2019 para reforma e ampliação. Com o fechamento, o atendimento passou para a UPA do Jataí. Segundo a Secretaria de Saúde, a unidade do centro atendia uma média de 10 mil pessoas por mês. Inicialmente, a conclusão da obra estava prevista até maio de 2020.
Com as duas unidades em funcionamento (UPA Central e UPA Jataí), o objetivo é fazer com que os públicos de diferentes regiões da cidade sejam direcionados para atendimento de acordo com a proximidade. A expectativa do Poder Público é que cada uma delas atenda entre cinco e seis mil pessoas por mês.
Ita questiona a demora da entrega da reforma, tendo em vista que no dia 20 de janeiro de 2022 a Prefeita Fabíola Alves, por meio de live em seu Facebook, anunciou que a UPA Central seria entregue até o final do ano, confirmando também a informação no Jornal Gazeta de Votorantim no dia 11 de julho e novamente em suas redes sociais no dia 01 de setembro. No dia 09 de setembro de 2022, através de notícia publicada no site da Prefeitura Municipal, a previsão de término era 12 de setembro do ano passado.
O parlamentar, por meio de requerimento, questionou a Prefeitura Municipal o motivo do atraso, como está o andamento da obra, se todos os equipamentos já chegaram e quantos atendimentos a UPA do Jataí está realizando por mês.