Ita questiona a situação estrutural do Centro de Especialidades Odontológicas
A falta de manutenção, sobretudo nos aparelhos de radiografia, do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) de Votorantim motivou o vereador Ita (Cidadania) a apresentar um requerimento na sessão legislativa desta terça-feira (28). Ele quer saber qual é a real situação estrutural da unidade que oferece atendimento gratuito à população.
Pacientes do CEO procuraram por Ita para reclamar que as máquinas de radiografias estão quebradas e aguardando conserto há muito tempo. Eles alegam que o problema tem afetado diretamente nas consultas e nos tratamentos ali prestados.
O vereador explica que a radiografia é extremamente importante para o diagnóstico e possibilita ao dentista informações que nem sempre são notadas no exame clínico, como cáries ocultas, perdas ósseas, perfurações ou fraturas dentárias. No entanto, o equipamento precisa estar em bom funcionamento, o que não ocorre no CEO.
Ita lembra que há uma lei municipal que impede os vereadores de visitarem as unidades públicas, inclusive as de saúde, para fazer a fiscalização. Assim, não restou outra alternativa a ele senão questionar o Poder Público por meio do requerimento que foi aprovado por unanimidade.
Entre outras coisas, o parlamentar quer saber qual é a real situação estrutural do Centro de Especialidades Odontológicas, o que a Administração Municipal vem fazendo para melhor equipar a unidade e se procede a informação de que os aparelhos de radiografia estão quebrados.
Para Ita, se os equipamentos não estão funcionando precisam ser consertados o quanto antes. No seu entendimento, a população não pode ser prejudicada pela inércia do Poder Público. “Eu não posso ir até lá [ao CEO] fiscalizar pessoalmente. Até esse direito nos foi tirado. Isso é um absurdo. Mesmo assim, vou cobrar insistentemente uma providencia por parte da prefeitura”, conclui.