Mesa Diretora promove capacitação dos servidores para atuação no Programa de Integridade Pública Municipal da UVESP
A Câmara Municipal de Votorantim, por iniciativa da sua Mesa Diretora, composta pelos vereadores, José Claudio Pereira “Zelão” (PT), presidente; Cirineu Barbosa (PMN), 1º. secretário, e Thiago Schiming (PSDB), 2º. secretário, promoveu recentemente, no plenário “Professor Pedro Augusto Rangel”, uma palestra para servidoras e servidores públicos, entre efetivos e comissionados, para esclarecer a adesão do Legislativo ao Programa de Integridade Pública, da Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, que busca ainda mais transparência dos trabalhos legislativos, tornar a Câmara de Votorantim, mais inclusiva e próxima da população, sendo um exemplo de integridade, ética, transparência, valores e planejamento.
A Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, é uma entidade que conta com o respaldo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e do Ministério Público Estadual (MPE), que qualifica e contribui para sanar falhas administrativas das Câmaras Municipais, e com isso, evitar apontamentos do TCE-SP, que muitas vezes são responsáveis, até, pela desaprovação de contas de inúmeras gestões legislativas.
A palestra ministrada pelo José Luiz - “Marinho”, coordenador do Programa de Integridade Pública e diretor da Uvesp, com o objetivo de também iniciar a capacitação dos servidores, foi essencial para informar aos servidores como todos podem contribuir para uma Câmara Municipal mais planejada e sustentável.
No encontro, Marinho anunciou que o curso para a capacitação completa dos servidores da Câmara de Votorantim, que tem duração de 9 meses, com 8 horas por mês de atividade, e que até o momento estava disponível para um grupo de quatro servidores, Osana Leite (diretora); Silvio Alesi (técnico de contabilidade); Fernando Coppede (assistente de compras e almoxarifado) e Laudicéia Soares (Procuradora Jurídica), responsável para repassar as informações aos demais, conforme prevê o convênio com a UVESP, agora será disponibilizado, por meio de link das aulas, para todas as servidoras e servidores. Com isso, terão a oportunidade de se prepararem para atuação dentro do programa.
No plenário repleto de servidoras e servidores, na mesa principal, além do palestrante, estava a Mesa Diretora, composta pelos vereadores Zelão, Cirineu e Thiago. Também marcaram presença, os vereadores Robson Vasco (PSDB) e Rogério de Lima (PP).
O presidente do Legislativo, vereador Zelão destacou a importância da ação para uma Câmara ainda mais ativa, com atos transparentes, sempre buscando a preservação do dinheiro público, o bom atendimento à população e a sustentabilidade. “Com o engajamento de todos os servidores será possível atingirmos a excelência. O que queremos deixar para a história da Câmara e de Votorantim? Acredito que, enquanto servidores, é saber que fizemos o melhor pelo município e população, motivo pelo qual estamos aqui.”
Os vereadores Cirineu e Thiago, assim como Zelão falaram da seriedade da ação, e do comprometimento de todos na busca pela prestação de melhores serviços e respeito pelo patrimônio público. E que os servidores também merecem esse reconhecimento, pois trabalham ativamente pelo município. Tanto que a atual gestão tem investido na qualificação dos profissionais com cursos preparatórios para atuação em várias áreas.
No encerramento da atividade, o balanço, tanto dos vereadores, como dos servidores foi bastante positivo, todos saíram muito motivados e prontos para o engajamento no Programa de Integridade Pública Municipal da Uvesp.
Ainda no final, a Mesa Diretora fez a entrega dos certificados dos cursos ministrados pelo Instituto Brasil de Inteligência em Administração Pública – IBRAP, realizados por um grupo de servidores, sobre a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21), que trouxe muitas mudanças, e que pesar de estar em vigor desde 2021, tem prazo até meados de 2023 para substituir totalmente a Lei 8.666, que regeu o sistema para estes atos da Administração Pública nos últimos 28 anos.