Mutirão de cardiologia infantil é tema de requerimento apresentado nesta terça-feira
O vereador Ita (CIDADANIA) apresentou, durante a 3ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (15), requerimento no qual questiona se a atual Administração Municipal pretende promover um mutirão visando à realização de consultas, de alta e média complexidade para os casos de cardiologia infantil, e consequentemente, zerar a fila de espera dos pacientes de Votorantim.
Cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge, principalmente, nas oito primeiras semanas de gestação, quando o órgão é formado e segundo o requerimento do parlamentar, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 130 milhões de crianças no mundo têm algum tipo de cardiopatia congênita. Ainda conforme o requerimento de Ita, em conversa com a Secretária de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, ele foi informado de que há cerca de cem crianças aguardando consultas com cardiologista em nosso município.
“Eu elaborei este requerimento juntamente com uma munícipe do Bairro Itapeva que me encaminhou a sua solicitação sobre as cirurgias de cardiologia infantil. (...) Sou pai, sou avô, então isso comove a gente. Sabemos que algumas pessoas carregam essa doença, mas quando se fala de criança, quanto o mais rápido possível tratar, é melhor. Então, ontem mesmo eu estive em contato com o Deputado Federal Herculano e também com a Deputada Federal Bruna Furlan, pedindo uma emenda parlamentar para que possamos resolver esta questão das cirurgias aqui no município”, informou Ita.
O vereador afirmou ainda, que a Secretária Municipal de Saúde revelou o desejo de realizar um mutirão com o objetivo de zerar a fila de espera para este tipo de especialidade e por isso, apresentou requerimento para a Prefeita Municipal, para que seja informado se a atual Administração pretende promover um mutirão visando à realização de consultas, de alta e média complexidade para os casos de cardiologia infantil, e consequentemente, zerar a fila de espera dos pacientes de Votorantim. Em caso positivo, Ita questiona para quando está previsto tal mutirão e, em caso negativo, ele pede informações sobre qual seria a justificativa.