Mutirão para exames de prevenção ao câncer de próstata é tema de requerimento

por Comunicação publicado 22/11/2022 17h00, última modificação 24/11/2022 09h52
42ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura

 O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador José Antonio de Oliveira “Gaguinho” (PTB), apresentou durante a 42ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (22), requerimento solicitando projetos de realização dos exames PSA para homens na faixa etária que é mais propícia para o câncer de próstata.

De acordo com o requerimento, o PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem indicar câncer, mas também, doenças benignas da próstata.

 Em seu momento na tribuna Gaguinho apontou que é fundamental o público masculino estar em dia com a saúde, consultarem o médico e realizarem exames periódicos de acordo com a orientação médica, para não terem problemas com a doença e contarem com qualidade de vida.

A redação do requerimento acrescenta ainda que em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha “Novembro Azul” - mês de conscientização sobre a saúde do homem - com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.

Diante disso, o vereador questiona a Administração Pública se há meios de realizar ações para mutirão de exames de prevenção ao câncer de próstata, de forma que atenda toda população estimada e dê as devidas orientações. Em caso negativo, pede que seja incluído na programação do município a realização dessa ação para os próximos anos.