PL que oficializa a Feira Literária em Votorantim é aprovado
A Câmara Municipal de Votorantim aprovou por unanimidade na manhã desta terça-feira (22) o Projeto de Lei de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA) que oficializa a Feira Literária do Município de Votorantim, a ser realizada preferencialmente no mês de outubro, em local e data a serem definidos. Agora o projeto será encaminhado ao poder executivo para que seja sancionado e promulgado.
O vereador Cesar Silva que também é escritor e pesquisador, autor de três livros sobre a história de Votorantim, ressalta a importância de um projeto como esse para a cultura da cidade. “A presente propositura objetiva a formação de um município leitor, incentivando a democratização e acessibilidade aos livros, de forma a contribuir na difusão da cultura e transmissão do conhecimento” diz Silva.
De acordo com o Projeto de Lei, a Feira Literária é um evento de cunho educacional e cultural e tem como objetivos: O estímulo à difusão da leitura buscando de maneira continuada o aumento do índice municipal de leitura em todas as faixas etárias; formação de uma sociedade leitora; incentivo à produção literária e editorial e a preservação da cultura e da memória do município de Votorantim.
De acordo com o parlamentar, atualmente, televisão, computador, internet e jogos eletrônicos, têm sido os passatempos preferidos de muitos jovens, não é à toa que, hoje, há jovens que escrevem mal, encontram dificuldades em redação e interpretação de texto e possuem pouco senso crítico diante das informações que recebem.
A raiz do problema pode ter várias ramificações, mas uma delas, a mais importante, é a falta do hábito da leitura. Nas páginas de um livro, o leitor descobre muito mais do que um mundo de imaginação. Se cultivada desde a mais tenra idade, a leitura pode ser uma excelente maneira de trabalhar vocabulário, imaginação, criatividade, escrita e sensibilidade. Ou seja: mais do que um prazer, ela também é fonte de aprendizado e conhecimento.
Outra proposta da propositura é fomentar a leitura e a produção literária como meio de valorização dos produtores literários, de preservação da cultura local e de enaltecimento da população, que poderá colher os frutos.