Problemas no córrego do Cubatão são tema de requerimento apresentado nesta terça-feira

por Comunicação publicado 16/02/2022 16h55, última modificação 16/02/2022 16h54
3ª Sessão Ordinária, da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura - 15/02/2022

O Primeiro Secretário da Câmara Municipal, vereador Cirineu Barbosa (PMN), apresentou durante a 3ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (15), requerimento no qual questiona se a atual Administração Municipal tem conhecimento dos problemas recorrentes no trecho do Córrego do Cubatão, ao lado da Igreja São José, no bairro Dominguinho.

“Hoje nós sabemos que qualquer construção precisa estar pelo menos a 30 metros de uma área de APP (Área de Proteção Permanente), mas essa Igreja foi construída ali, ao lado rio há muitos anos. E o que está acontecendo? O rio, por ocasião de enchentes, entrando por baixo da edificação da igreja, afetando toda a sua estrutura. Há ali o risco eminente de queda do muro e também, o crescimento descontrolados dessas árvores, da espécie Leucena, amplia essas rachaduras. Por isso, pedimos que o setor responsável retire, com máxima urgência, essas árvores e se possível, faça algo com relação à erosão nesta área”, solicitou Cirineu.

Segundo o parlamentar, a igreja pretende arcar com sua parte, caso necessário e se for comprovada irregularidade na obra, que a construtora seja notificada. A Igreja Matriz da Paróquia São José faz parte da história de Votorantim e caso nenhuma medida seja tomada, corre o risco de desmoronamento ou mesmo um acidente com a queda do muro do estacionamento.