Representante da ARES-PCJ tira dúvidas de vereadores

por Comunicação publicado 23/05/2022 17h15, última modificação 23/05/2022 17h13

Os vereadores da Câmara Municipal de Votorantim estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (23), com o representante da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), o Diretor Administrativo Financeiro, Carlos Roberto de Oliveira, no Plenário “Professor Pedro Augusto Rangel”. O encontro foi realizado com o intuito de esclarecer dúvidas sobre a atuação da agência em nossa cidade.

Estiveram presentes, o presidente da Casa, Zelão (PT), Cirineu Barbosa (PMN), Ita (Cidadania), Cesar Silva (Cidadania), Rogério Lima (PP) e os assessores dos vereadores Gaguinho (PTB), Mauro dos Materiais (PTB) e Thiago Schiming (PSDB).

Carlos iniciou a reunião falando sobre os mais de dez anos de atuação da agência e os avanços conquistados nos municípios onde atuam.

Reajuste de tarifas

De acordo com Carlos, ainda não há previsão de qualquer reajuste na tarifa de água no município. “Esta revisão de valores será um pouco prejudicada pois existe uma certa dificuldade em conseguirmos levantar todos os dados desde 2007. Então, precisamos levantar dados da AGERV (Agência Reguladora de Serviços Delegados do Município de Votorantim) e também analisar as cláusulas do contrato da prefeitura com a empresa Águas de Votorantim. Além disso, um possível reajuste de tarifas depende mais do planejamento de saneamento básico do município do que da fiscalização de serviços. E caso nossos estudos verifiquem esta necessidade de reajuste, todo esse trâmite deve passar pela Câmara Municipal para análise dos vereadores e a realização de Audiência Pública para que a população seja ouvida”, explicou.

Oliveira lembrou ainda que muitos munícipes podem ter direito à Tarifa Social, porém, não usufruem do benefício. Por isso, é importante consultar a empresa Águas de Votorantim sobre quais são os critérios de adesão ao programa.  

Fiscalização sobre a prestação de Serviços

De acordo com Oliveira, a ARES já iniciou o processo de acompanhamento dos serviços prestados pela Águas de Votorantim. “Temos acompanhado os serviços e já temos um relatório de falhas operacionais que a prestação de serviços tem apresentado. Não é nenhuma falha grave, porém, são questões pontuais e recorrentes que precisam ser sanadas. Às vezes o problema existe, mas não chega até a Agência Reguladora. Por isso, seria interessante que assim que os senhores receberem alguma denúncia, passem imediatamente para nós”, reforçou Oliveira para os parlamentares.   

O representante da ARES-PCJ afirmou ainda, que toda reclamação quanto à prestação de serviços da Águas de Votorantim deve primeiro ter uma tentativa de solução com a empresa. “O munícipe deve, em primeiro lugar, procurar a Águas de Votorantim, solicitar o número de protocolo da sua solicitação e caso não obtenha resposta no prazo estipulado, entrar em contato com a agência reguladora, passando todas as informações para a ouvidoria”, explicou.  

Depois de recebida a reclamação a ARES tem o prazo de 10 dias para apresentar uma resposta sobre a solicitação.

Canais de contato

O diretor administrativo da Ares explicou ainda sobre os canais de atendimento da Agência. É importante explicar que o ideal é entrar em contato com a empresa no número de whatsapp pois o 0800 funciona apenas para ligações feitas de telefones fixos. No nosso site as pessoas podem acompanhar tudo o que a empresa tem feito. Em breve, estará disponível na plataforma o primeiro relatório de Votorantim com todos os dados da fiscalização”, comentou.

Conheça alguns canais de contato com a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ARES-PCJ:

Site: www.arespcj.com.br

WhatsApp: (19) 99954-2370

Call Center: 0800 77 11445 (para ligações apenas de telefone fixo)

E-mail: ouvidoria@arespcj.com.br