Requerimento denuncia falta de transporte escolar para alunos com deficiência

por Comunicação publicado 16/02/2022 16h43, última modificação 16/02/2022 16h43
3ª Sessão Ordinária, da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura - 15/02/2022

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Claudio Pereira “Zelão” (PT), apresentou, durante a 3ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (15), requerimento no qual denuncia que alunos com deficiência, principalmente os cadeirantes e com mobilidade reduzida, matriculados na rede estadual, não têm ido para a escola por falta de transporte escolar.

Segundo o requerimento do parlamentar, após a alteração nos horários escolares da rede estadual, ele tem sido constantemente procurado por pais de alunos com deficiência, que relatam não haver transporte disponível nos horários das 14h às 21h, principalmente para os cadeirantes, o que faz com que, consequentemente, prejudica esses alunos, que não tem conseguido  frequentar a escola.

“Nós tentamos o contato, juntamente com alguns pais de alunos e se tivéssemos obtido respostas, talvez nem precisássemos desse requerimento. Nosso questionamento é com relação ao fato do Estado ter mudado os horários das escolas, e os alunos que estudam nos horários das 14h às 21h, não têm o transporte escolar adaptado. Tem um pai que precisou mudar o seu horário de almoço, para sair correndo até a sua casa, pegar a filha e levar até a escola. Alguns pais tentaram uma solução e tiveram como resposta a sugestão de que deixassem seus filhos em casa e nem levassem as crianças à escola. Que inclusão social é essa? Como o Estado faz uma mudança e não adequa o transporte escolar para estes alunos? Que inclusão é essa se o próprio Estado não quer os alunos na escola?”, questionou Zelão.     

Zelão afirma em seu requerimento que Votorantim precisa tomar as medidas necessárias para atender esses alunos e por isso, pede que o Executivo, por meio do órgão competente, informe se há possibilidade de disponibilizar, em caráter de urgência, o transporte público para esses alunos e se possível,  informar quando o mesmo será normalizado. Além disso, Zelão pede que a  atual Administração Municipal, informe qual a Secretaria responsável por esse tipo de transporte em nosso município.