Sessão tem manifestação de aposentados e críticas à concessionária
Os vereadores de Votorantim estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (22) para a 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim. Na pauta do dia foram votados e aprovados, 7 requerimentos com temas de suma relevância para a cidade, 2 requerimentos especiais com homenagens à APEVO e ao Reverendo Bressane, um dos mais antigos vanguardeiros, e ainda, o Projeto de Lei N.º 001/2022 que fixa a revisão geral anual dos servidores públicos da Câmara Municipal de Votorantim.
Manifestação de servidores aposentados
Um grupo de servidores aposentados esteve acompanhado a sessão, como uma forma de manifestação pacífica, em repúdio ao novo convênio médico que mudou o plano, causando inúmeros problemas por conta da dificuldade de agendamento com especialistas. O presidente da Câmara Municipal de Votorantim agradeceu a presença dos manifestantes e falou do comprometimento do Legislativo com a causa.
“Tenho aqui em mãos, o ofício que nós encaminhamos pedindo o adiamento da Licitação que ocorreu no dia 6 de janeiro, pois queríamos debater a questão de vir uma empresa sem uma vida financeira sustentável e que não poderia arcar com o convênio além de outras preocupações que gostaríamos de discutir, como a transição do convênio de vocês. Eu tentei, juntamente com a prefeita e ela também fez o pedido de adiamento, mas o pessoal da seguridade não aceitou o pedido. Houve comentário que se fosse o Plano 600 seria um plano com mais garantia, porém, ao final foi apresentado o Plano 300. Plano esse que não dá uma abertura de vocês estarem um consultório, agora é necessário ir até a clínica. Estamos tentando aqui de todas as formas ver o que podemos fazer”, explicou Zelão.
O chefe do Legislativo explicou ainda que fez diversas tentativas de diálogo com a Fundação porém, não obteve sucesso e parabenizou os servidores aposentados por sua manifestação organizada, selando seu compromisso em fazer o que estiver ao alcance da Casa de Leis.
O vereador Ita (CIDADANIA) se manifestou sugerindo que a presidente da Fundação da Seguridade Social dos Funcionários Públicos do Município de Votorantim, Mônica Garcia Fida, seja convidada a comparecer na Casa de Leis para uma conversa na qual possa passar informações sobre as mudanças aos parlamentares. “Essa dificuldade em obter respostas que você tem, nós também temos, por isso, eu gostaria de dar essa sugestão para Vossa Excelência, de reunir os vereadores e a Mônica da Seguridade, para que a gente possa obter mais informações e passar para os munícipes que nos procuram. Na minha família estamos tendo dificuldades com isso, imagino que muitas outras pessoas também estão tendo dificuldades”, sugeriu Ita.
Com isso, o presidente da Câmara solicitou que a Secretaria formalizasse o documento marcando uma data para que Mônica Garcia Fida, compareça ao Legislativo para esta reunião.
Homenagens
O vereador Rogério Lima (PP) homenageou a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim e Região (APEVO), pelos seus 30 anos de existência e pelos relevantes serviços prestados ao município e região. Já o vereador Murilo Piatti (PSDB) apresentou votos de congratulações ao Reverendo José Ausberto Bressane, Pastor Emérito da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), que completou 100 anos de vida, no último dia 9 de fevereiro.
Requerimentos
Os vereadores discutiram e votaram, também, 7 requerimentos, uma vez que os parlamentares Gaguinho (PTB) e Luciano Silva (DEM) não participaram da reunião por motivos de saúde, e por isso, a apresentação e discussão de suas proposituras foram adiadas para a próxima Sessão.
Os temas discutidos, nesta terça-feira (22), foram os seguintes:
*formação de parcerias com o sistema prisional para a realização de serviços de manutenção em vias públicas;
*afundamento de solo após serviços prestados pela Concessionária Águas de Votorantim;
*Programa de Incentivo à imunização para os alunos da rede municipal;
*remoção de tubos na Rua Joaquim Fogaça na vila Dominguinho;
*cadastro emergencial de professores eventuais;
*regularização fundiária da região do bairro dos Morros e
*problemas nas manutenções realizadas pela Concessionária Águas de Votorantim.
Próxima sessão
Em razão do Ponto Facultativo dos dias 28 de fevereiro, 01 e 02 de março, por conta do feriado do Carnaval, a 5ª Sessão Ordinária que deveria ser realizada no dia 01/03 (terça-feira), será antecipada para o dia 24/02 (quinta-feira), às 9h.
Na pauta, 8 Projetos do Executivo devem entrar em discussão e votação. São 7 Projetos de Lei para abertura de crédito adicional e um Projeto de Lei Complementar que trata da criação de 3 novas vagas para o cargo público efetivo de Contador, a serem providas mediante habilitação e classificação em concurso público
Participação do público
É importante lembrar que o Auditório da Câmara Municipal está restrito a 40% de sua capacidade como forma de prevenção à disseminação da pandemia do novo Coronavírus. Além disso, para ter acesso às dependências do Legislativo, é preciso apresentar, na recepção, documento de identificação com foto e comprovantes de vacinação contra a Covid-19.