Vereador Cesar Silva cobra ações para tratamento do retinoblastoma
O vereador Cesar Silva (Cidadania), por meio de requerimento aprovado durante a 33ª sessão ordinária desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Votorantim, onde questiona quais são as ações efetivas realizadas pelo município para conscientizar a população sobre o retinoblastoma, uma doença rara que afeta a retina e pode levar à perda da visão.
Para o vereador Cesar Silva há necessidade do diagnóstico precoce do retinoblastoma, uma doença rara que afeta a retina e pode levar à perda da visão e até mesmo à morte se não tratada a tempo, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras entidades de saúde internacionalmente reconhecidas.
“É importante garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de crianças com retinoblastoma, a fim de assegurar o melhor prognóstico possível”, ressalta.
De acordo com o parlamentar, há diversas famílias no município que podem estar enfrentando a angústia e o desafio de lidar com esta doença em seus filhos, demandando apoio psicológico, orientação e informação confiável, por isso a necessidade de políticas públicas efetivas e programas de conscientização para a prevenção e detecção precoce do retinoblastoma.
O vereador também quer saber como está estruturada a rede de saúde do município para o atendimento de crianças com retinoblastoma e se há oftalmologistas especializados no diagnóstico e tratamento, bem como se existem programas ou serviços de apoio psicológico e social às famílias cujas crianças foram diagnosticadas.
Cesar Silva cobra se o município tem planos para promover campanhas regulares de prevenção e detecção precoce e de qual forma o município está envolvendo escolas e profissionais de educação na disseminação de informações sobre o retinoblastoma.