Vereador Cesar Silva cobra acolhimento para pessoas em situação de rua no inverno
Saber se a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) está preparada para acolher as pessoas em situação de rua durante o período do inverno e quais medidas serão tomadas para garantir a todos que necessitem de abrigo e assistência recebam o suporte adequado. Esse é o tema do requerimento de autoria do vereador Cesar Silva (PSDB), aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal, desta terça-feira (28).
De acordo com o vereador Cesar Silva, a atual gestão municipal ampliou significativamente a capacidade da Casa de Passagem “Dr. Josmar Mariano da Silva”, triplicando o número de vagas disponíveis para atender pessoas em situação de rua, que agora conta com 64 leitos, sendo 40 leitos exclusivos para o público masculino e 24, para o público feminino.
A Casa de Passagem oferece alimentação, banho, cama e acesso a serviços de saúde e assistência social, cumprindo um papel fundamental na reinserção social de pessoas em situação de rua, por meio de acolhimento, cadastramento e direcionamento para serviços de saúde, capacitação profissional e recolocação no mercado de trabalho.
“Durante o inverno, as pessoas que estão em situação de rua enfrentam riscos extremos à saúde e à vida, incluindo o perigo de morte por hipotermia, o que ressalta ainda mais a importância de um serviço de acolhimento eficiente e bem estruturado, para garantir a segurança e o bem-estar dessas pessoas”, ressalta o vereador.
O parlamentar também quer saber quantas pessoas em situação de rua foram abordadas e retiradas das ruas pela equipe de abordagem, desde o início do ano e se a quantidade de profissionais é suficiente para atender à demanda do município, especialmente durante o inverno.