Vereador Cesar Silva cobra auxílio transporte para gestantes carentes com gravidez de alto risco
Um plano de ação para atender as gestantes carentes com gravidez de alto risco, que dependem do auxílio do vale-transporte para se deslocarem até a Policlínica Municipal para fazerem o pré-natal. Essa é a proposta que o vereador Cesar Silva (Cidadania) está encaminhando para a Prefeitura Municipal, por meio de seu requerimento, aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (05), na Câmara Municipal de Votorantim.
De acordo com o vereador Cesar Silva, há cerca de cinco anos, a rede municipal de saúde deixou de oferecer às gestantes que passam por atendimento com as assistentes sociais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o vale-transporte para que assim, fosse assegurado o atendimento e o acompanhamento da situação das gestantes carentes do município com gravidez de alto risco.
Ainda conforme o parlamentar, muitas vezes, as gestantes de alto risco, quando são encaminhadas pelas UBS’s de seus bairros à Unidade da Policlínica, no bairro Jardim Paulista, para fazer o seu pré-natal, encontram dificuldades financeiras para se locomoverem até esse bairro, prejudicando assim o acompanhamento necessário. “Se houvesse a disponibilização de vale-transporte para essas mulheres, certamente, esse problema seria amenizado e elas estariam recebendo o devido acompanhamento médico”, ressalta.
De fato, para os casos de gravidez de alto risco, o recomendável é que a gestante faça o acompanhamento na Policlínica Municipal, por isso, estamos o alertando o Poder Público sobre a importância de que seja, no mínimo, oferecido o vale-transporte às gestantes carentes, para garantir o seu acompanhamento na Policlínica.
Para Cesar Silva, em alguns casos, a Administração poderia até oferecer um veículo para o transporte das gestantes, mas é sabido que nem todas seriam contempladas, por isso a importância do fornecimento do vale-transporte ser resgatado (como uma prática que já foi adotada anteriormente no município), visando atender às gestantes e também pessoas em situação de Hipótese Diagnóstica (HD).