Vereador Cesar Silva cobra lombotravessia em frente ao Parcão
A implantação de uma lombotravessia, no mesmo local onde atualmente há uma faixa de pedestres em frente à Escola Municipal Helena Pereira de Moraes (Parcão), na Avenida Vereador Newton Vieira Soares, no Centro, foi o tema do requerimento de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA), aprovado na sessão desta terça-feira (11), na Câmara Municipal.
De acordo com o parlamentar, a escola Helena Pereira de Moraes, muito conhecida como, o antigo “Parcão”, fundada no final dos anos 50, cuja localização se encontra praticamente na mesma área quando foi inaugurada, embora seus entornos tenham sido modificados, com as obras de urbanização, com a construção do Terminal Rodoviário Urbano “João Souto” e da abertura da Avenida Vereador Newton Vieira Soares, no final dos anos 90 e início dos anos 2000.
Cesar Silva destaca que a avenida é uma rota de grande circulação de veículos, principalmente os mais pesados (ônibus e caminhões), cujo destino é a região do Rio Acima, até mesmo com o objetivo de fugir do conjunto semafórico, ou com destino a Sorocaba; e, esse intenso fluxo de veículos, principalmente dos que saem do terminal, acabam prejudicando a travessia de pedestres, gerando insegurança aos alunos e pais de alunos da escola local, com riscos de atropelamentos.
“Com o grande movimento de veículos, aumentam ainda mais os riscos de atropelamentos no local, motivo esse que fizeram com que os responsáveis e comerciantes procurarem por este vereador, para que junto ao Poder Executivo, possamos cobrar ações mais efetivas, no tocante à sinalização de trânsito”, ressalta Cesar Silva. O referido requerimento também teve o apoio do vereador Thiago Schiming.
Além de um lombotravessia, o requerimento também cobra para que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semu) realize reforços nas sinalizações vertical e horizontal, bem como pede estudos técnicos sobre a demanda e ações para melhorar a trafegabilidade no referido trecho da Avenida.