Vereador Cesar Silva cobra projetos de intervenções artísticas na cidade
O vereador Cesar Silva (PSDB), por meio de requerimento aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (21), está questionando se a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) tem em pauta a realização de projetos de intervenções artísticas (grafites) em espaços públicos da cidade.
De acordo com o vereador, diversos espaços públicos recentemente revitalizados têm se tornado alvo frequente de atos de vandalismo, o que compromete os esforços empreendidos para a melhoria e revitalização dessas áreas.
A crescente incidência de pichações e atos de vandalismo em espaços públicos, tem resultado em prejuízos à estética, segurança e à identidade visual desses locais.
A importância de se implementar estratégias que visem a preservação e valorização desses locais, buscando inibir atitudes de vandalismo e promover uma identificação positiva dos cidadãos com esses ambientes.
As intervenções artísticas em murais e espaços públicos têm o potencial de embelezar os ambientes urbanos e reduzir a ocorrência de pichações. “Em nosso município, há intervenções artísticas bem-sucedidas, como por exemplo: as pinturas artísticas realizadas no muro que divide a Praça de Eventos "Lecy de Campos" e a Secretaria de Serviços Públicos, bem como no muro na Boulevard Antônio Festa, em frente ao futuro Museu "Ettore Marangoni", as quais demonstraram eficácia para a redução de ocorrências de pichações nesses locais”, ressalta.