Vereador Cesar Silva pede informações sobre programa Jovem Aprendiz Paulista
Saber se a Prefeitura de Votorantim pretende aderir e fortalecer o programa Jovem Aprendiz Paulista no município e quais são os planos para a implementação desse programa é o que está questionando o vereador Cesar Silva (PSDB) por meio de requerimento aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (04) na Câmara Municipal.
De acordo com o parlamentar, o programa Jovem Aprendiz Paulista é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que incentiva Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) a contratarem adolescentes e jovens residentes em suas vizinhanças, proporcionando a primeira experiência no mundo do trabalho, para jovens da rede pública de ensino, fomentando assim, inclusão social e a economia local.
O referido programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos, tendo como um dos principais objetivos encontrar jovens e empresas da mesma localidade, facilitando o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, e, permitindo que eles se capacitem, enquanto ainda estão na escola.
Para participar do programa, o jovem deve estar matriculado e frequentando o ensino fundamental ou o ensino médio na rede pública. A capacitação e o desenvolvimento de habilidades dos jovens, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade, são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional e para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Para o vereador, é de suma importância criar um cenário, onde o jovem possa estudar, se capacitar e ingressar no mundo do trabalho com suporte adequado. Cesar Silva ainda questiona a Prefeitura se há planos para criar um Centro de Capacitação focado em jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, para desenvolverem habilidades e se prepararem para o mercado de trabalho.