Vereador cobra a lavagem e manutenção dos contêineres

por Comunicação publicado 13/02/2025 11h45, última modificação 14/02/2025 16h21
2ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 11/02/2025.

Durante a 2ª Sessão, realizada nesta terça-feira (11), o segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Ronaldo Camargo (PL) apresentou requerimento questionando qual a periodicidade de lavagem e manutenção dos contêineres de lixo instalados em diversos pontos do município.

Segundo o parlamentar, em janeiro de 2024, a empresa Contemar Ambiental Comércio de Containers Ltda foi a vencedora do edital para a prestação de serviços de manutenção e higienização de contêineres de lixo, em Votorantim, no valor de R$ 1,704 milhão.

Segundo o Anexo 1, do Termo de Referência do Edital de Contratação, na descrição dos serviços consta o seguinte: “As prestações de serviços de higienização (lavagem) dos contentores locados deverão ser no local em que o mesmo está, através de caminhão lavador com água de alta pressão, com detergentes biodegradáveis, bactericidas e desengordurantes com periodicidade máxima mensal ou quando solicitado pela Prefeitura Municipal de Votorantim. As prestações de serviços de manutenção de rotina (substituição de peças e acessórios quebrados ou danificados) ou mediante solicitação, não deverão ultrapassar o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, incluindo, quando necessário, substituição de contentores danificados ou roubados.”

Com isso, o parlamentar questiona se há possibilidade da prefeitura enviar à Câmara Municipal, relatórios de lavagem/higienização e da manutenção de rotina dos referidos contêineres, referentes aos últimos três meses e, dados sobre a quantidade de ordens de serviços de substituição de contentores danificados ou roubados.

Indicações

O vereador Ronaldo Camargo (PL) apresentou também nesta sessão, três indicações ao Executivo.

- na primeira indicação, de nº 045/25 sugere à Administração Municipal que providencie a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de Led, para melhoria da luminosidade no bairro Real Parque.

- sua segunda indicação, de nº 046/25, sugere à Administração Municipal que estude a possibilidade de sanar a falta e a demora de fornecimento de medicamentos pela Farmácia de Alto custo, no município.

- já a sua indicação de nº 047/25, sugere à Administração Municipal que estude a possibilidade da realização de uma avaliação da Planta Genérica do Município visando corrigir distorções na cobrança do valor do IPTU, especialmente no caso do bairro Real Parque, a fim de possibilitar a redução do valor de IPTU.