Vereador cobra fiscalização no entorno da Represa de Itupararanga
Saber se há um plano de ação por parte dos setores de fiscalização dos órgãos competentes no entorno da represa de Itupararanga, situada na Serra de São Francisco. Esse foi tema do requerimento, de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA), aprovado na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (08), na Câmara Municipal de Votorantim.
De acordo com o parlamentar, há anos que a Serra de São Francisco, onde se encontra o maior berço de água bruta da nossa região, vem sendo um dos pontos mais procurados por investidores, principalmente, do ramo imobiliário.
“Sabemos que a especulação imobiliária no local é grande, e por isso a necessidade de obter as informações de que todas as questões ambientais estão sendo respeitadas, esse esgoto gerado está sendo tratado, de qual forma, essa é a nossa preocupação”, ressalta o vereador.
Outra questão é justamente se a faixa de 100 metros, a partir do nível máximo da represa, conforme determinações de Lei Federal e de Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, está sendo respeitada, por empreendedores e particulares, haja vista as construções no local.
O parlamentar destaca ainda que região da Serra de São Francisco que abrange a Represa de Itupararanga é um dos principais pontos turísticos no município, seja por suas belezas naturais ou por oferecer rotas de atividades para várias modalidades esportivas, além de atrair cada vez mais pessoas interessadas em adquirir chácaras, bem como, variados estabelecimentos comerciais.
O vereador ainda questiona se a Prefeitura de Votorantim tem acompanhado de perto o aumento de empreendimentos que a cada ano vem aumentando na região da Represa de Itupararanga, quais secretarias estão unidas para fiscalizar quais sãos as contrapartidas dos empreendedores para manter o equilíbrio ambiental.