Vereador cobra implantação de contêineres de lixo
O vereador Cesar Silva (CIDADANIA) apresentou na sessão ordinária realizada nesta sexta-feira (12), na Câmara Municipal, um requerimento onde cobra a Prefeitura de Votorantim para que implante contêineres de lixo em toda a extensão das ruas Adelina Monari e Mauri Proença, às margens do Acesso 103 da SP-79. O parlamentar também questiona para que a municipalidade informe qual é o número atual de contêineres para coleta de lixo disponibilizados que estão sendo utilizados nas vias públicas da cidade.
Cesar Silva pontua que recentemente a Prefeitura ampliou o número de contêineres para a coleta de lixo, até então espalhados somente nas principais avenidas da cidade. “Nas demais vias, onde não há esse dispositivo, o lixo se acumula na frente das residências, trazendo inúmeros transtornos aos moradores, além de ser uma questão de saúde pública, visto que, muitas vezes os lixos são espalhados por cachorros que perambulam pelas ruas”, ressalta.
Atualmente, Votorantim produz uma média de 85 a 90 toneladas de lixo por dia e conforme o vereador, se todas as vias públicas tivessem contêineres, o Poder Público poderia então oferecer mais limpeza e organização nos bairros, com relação à coleta de lixo.
O parlamentar destaca que o município está recebendo diversos empreendimentos imobiliários, entre eles, a ViVa Alegro, às margens do Acesso 103 da SP-79, que também caminha para fazer parte do programa de conteinerização, justamente onde se encontram duas importantes vias públicas do município, que são a Rua Adelina Monari, na Vila Santo Antônio e a Rua Mauri Proença, no Jardim Bandeirantes, ambas, margeando a rodovia.
Para Cesar Silva, que foi procurado por moradores do local, caso fosse implantado o sistema nas duas vias citadas, seria proporcionada uma considerável melhoria da qualidade ambiental para a região, já que o lixo orgânico ficaria acondicionado fechado, impedindo vazamentos e intervenções de animais. O requerimento ainda questiona se a Prefeitura tem um cronograma de quais regiões deverão receber os contêineres até o final do ano.