Vereador cobra melhorias e ampliação no programa Estratégia Saúde da Família em Votorantim

por Comunicação publicado 19/03/2025 09h25, última modificação 24/03/2025 09h17
7ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 18/03/2025.

Durante a 7ª Sessão da Câmara Municipal de Votorantim realizada na terça-feira (18), o vereador Fernando Fernandes (PP) apresentou um requerimento solicitando esclarecimentos da Prefeitura sobre o funcionamento e a estrutura do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) no município. Segundo o parlamentar, em visitas de fiscalização às unidades de saúde, especialmente às ESFs, foram constatadas diversas reclamações de munícipes sobre a falta de profissionais, o que tem impactado o atendimento à população.

De acordo com Fernandes, um dos principais problemas apontados é o déficit de profissionais essenciais nas unidades, agravado pelo encerramento de contratos com universidades que forneciam médicos residentes. O vereador destacou que essas parcerias não foram renovadas, deixando a população sem assistência adequada.

No requerimento, Fernandes questiona a administração municipal sobre a atual estrutura do programa ESF, o número de unidades em funcionamento e se há planos para ampliar o serviço e adequá-lo à demanda de usuários. Ele também solicita informações sobre a responsabilidade do município na reposição de medicamentos nas farmácias das ESFs, além de detalhes sobre o número de profissionais atuantes, incluindo médicos, enfermeiros e outros servidores.

Outro ponto abordado é a situação da ESF do bairro Promorar, onde médicos residentes realizavam atendimentos até o encerramento do contrato com a universidade parceira. O vereador quer saber se há previsão para a retomada desses atendimentos e se outras unidades também poderão contar com esse modelo de parceria no futuro.

Por fim, Fernandes questiona se os médicos da família que realizam visitas domiciliares também atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e como está sendo feita a divisão desses atendimentos.

O requerimento busca esclarecer se a gestão municipal tem um plano para suprir a carência de profissionais e melhorar a estrutura do programa Estratégia Saúde da Família, garantindo um atendimento mais eficiente e acessível para os munícipes.

INDICAÇÕES

Fernando Fernandes apresentou também duas indicações ao Executivo. A de nº 153/25 sugere a manutenção da pista de caminhada do Parque Jataí, entre as proximidades em que são realizadas as aulas de baliza dos alunos de Autoescolas e a Igreja da Nossa Senhora de Fátima, na Rua Monsenhor Luiz Castanho de Almeida.

Já a sua indicação de nº 154/25 sugere a manutenção do portão, instale ventiladores nas salas de aula e faça a entrega de material escolar na EMEF “Prof.ª Dides Crispim de Almeida Antônio”, na Rua Aligueri Vetorazzo, nº 171 - Jardim Devito.