Vereador cobra prazo de reabertura de Unidade Estratégia Saúde da Família da Vila Amorim
O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Kriguer (PSD), apresentou durante a 3ª Sessão, realizada na terça-feira (18), requerimento no qual solicita que a atual Administração Pública informe por quais motivos a Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Vila Amorim, fechada para reforma desde o dia 22 de abril de 2024, ainda não foi reaberta.
Kriguer afirma que o 1º termo de aditamento ao contrato de reforma teve um acréscimo no seu valor global de 45,45%, passando de R$ 203, 194 mil reais, para R$ 295, 560 mil e o 2º termo de aditamento ao contrato prorrogou o prazo de execução da obra, fixando o início em 07/09/2024 e término em 21/10/2024. Já o 3º termo de aditamento ao contrato prorrogou a execução da obra por mais quarenta dias, ou seja, até o dia 30 de novembro de 2024.
Porém, o parlamentar afirma que esteve no local da reforma e constatou que a obra estava parada e inacabada, sem nenhum operário trabalhando, nem qualquer informação a respeito, mesmo sendo obrigatória em nosso município a fixação de placa com a identificação de obra pública.
Kriguer questiona ainda o fato de não haver qualquer informação no portal da transparência da Prefeitura, a respeito de novos prazos de aditamentos de prorrogação de execução da obra ou justificativa para a não conclusão da reforma.
Com isso, o presidente da Câmara questiona quais providências foram tomadas pela atual gestão, diante da situação da obra inacabada e abandonada e se há uma previsão para o reinício da obra, qual a data estimada e se existe uma previsão para a reabertura da referida Unidade de Saúde, qual a data prevista uma vez que os moradores da região têm enfrentado dificuldades para acessar serviços de saúde, sendo obrigados a se deslocarem para outras regiões, muitas vezes com transporte precário e altos custos e, isso resulta em demora nos atendimentos e no agravamento de problemas de saúde.
Indicações
O parlamentar apresentou ainda nessa sessão, três indicações ao Executivo. Na indicação de nº 059/25, sugere à Administração Municipal que estude a possibilidade de realizar a instalação de uma lombotravessia na altura do número 428 da Avenida 31 de Março, em ambos sentidos da via.
Já a sua indicação de nº 060/25 sugere que a Administração Municipal estude a possibilidade de fazer a inserção de QR Code de chave PIX nos documentos de arrecadação municipal impressos e distribuídos para facilitar o pagamento digital pelos contribuintes.
Por fim, a indicação de nº 061/25 sugere que a Administração Municipal estude, em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a possibilidade da implementação de melhorias na travessia de pedestres na Avenida Adolpho Massaglia, em frente ao número 800, no Condomínio Parque Sicilia.