Vereador cobra programas para inserção de jovens no mercado de trabalho

por Comunicação publicado 28/02/2025 20h41, última modificação 28/02/2025 20h41
4ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 25/02/2025.

O segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Camargo (PL), apresentou durante a 4ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (25), requerimento qual solicita que o Excetivo informe se existem programas municipais em vigor que incentivem o primeiro emprego para jovens.

Segundo Ronaldo, a inserção de jovens no mercado de trabalho é fundamental para o desenvolvimento econômico e social uma vez que a juventude representa uma parcela significativa da população economicamente ativa, sendo essencial sua inclusão produtiva para o crescimento sustentável do município.

 Para ele, é de suma importância a realização de programas de qualificação profissional e de parcerias entre o Poder Público, empresas e instituições de ensino para preparar os jovens para as demandas do mercado de trabalho e por isso, questiona se há parcerias com empresas locais e instituições de ensino para promover a contratação e capacitação de jovens e se o executivo tem previsão de implantar novos projetos ou ampliar os existentes voltados ao primeiro emprego.

O vereador questiona ainda se existe algum levantamento sobre o número de jovens desempregados no município e como esses dados são utilizados para a formulação de políticas públicas, além disso, ele quer saber quais medidas a atual administração pretende adotar para sensibilizar o setor privado a aderir a programas de contratação de jovens.

Indicações

Ronaldo apresentou também três importantes indicações ao Executivo. A indicação de nº 102/25 sugere a realização de estudos para instalação de uma placa de trânsito, advertindo aos motoristas imprudentes que é proibido parar e estacionar sobre a faixa de pedestres existente defronte ao imóvel nº 358, na Avenida 31 de Março.

A outra indicação de sua autoria, de nº 103/25, sugere a marcação de área de conflito (pintura amarela) e a pintura de uma faixa de pedestres, com as devidas sinalizações, na Avenida Marginal Vereador Newton Vieira Soares, na direção do acesso à referida via, localizado em frente ao estacionamento da Câmara Municipal.

E a sua indicação de nº 104/25, sugere a realização de recapeamento asfáltico em toda extensão da Rua Pedro Valsechi no Jardim Icatu.