Vereador cobra tratamento a portadores de dermatite atópica

por Assessoria de Comunicação publicado 04/02/2020 17h56, última modificação 04/02/2020 17h56
Ação Parlamentar - 1ª Sessão Ordinária, da 4ª Sessão Legislativa, da 13ª Legislatura (04/02/2020)
Vereador cobra tratamento a portadores de dermatite atópica

Vereador Luciano Silva (DEM)

O vereador Luciano Silva (DEM) apresentou, durante a sessão legislativa desta terça-feira (4), requerimento no qual questiona a atual administração, para que informe qual tipo de tratamento o Departamento de Saúde irá providenciar para Natália Shigaki de Almeida, paciente votorantinense diagnosticada com dermatite atópica.

O parlamentar questiona ainda, o que o Governo do Estado, tem feito para atender essas pessoas e por qual motivo o SUS e a agências de saúde negam o tratamento para pacientes com essa patologia. Luciano também questiona se existe a possibilidade do Governo do Estado liberar o tratamento para a referida paciente e se o Executivo tem conhecimento de casos semelhantes.

“Esta Dermatite Atópica severa é uma doença rara em nosso país e aqui em Votorantim, acredita-se que seja ela e mais dois casos, mas o dela é o mais grave. Essa doença deixa a pele da pessoa como em carne viva, com várias feridas. A pessoa sofre demais e só é possível controlar com diversos medicamentos que vão trazendo outras complicações para a saúde. O convênio não cobre esse tipo de tratamento, e hoje ela faz o tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e também não cobre o tratamento que a Anvisa está liberando agora, que não apenas controla a doença, mas soluciona o problema. É um tratamento novo, que dura um ano, e cada vacina custa em média de R$ 9 mil a R$ 10 mil reais, isso vindo de fora. Aqui é muito mais caro”, explicou Luciano.

INDICAÇÕES

Nº 011/20 - Sugere à Administração Municipal que o setor competente faça a revitalização dos brinquedos e manutenção interna e externa da Escola E.M.E.I. Raphaela Resio Cau.