Vereador Ita sugere serviço de implante dentário gratuito na cidade
Na Sessão Legislativa desta semana, o vereador Ita (Cidadania) apresentou requerimento sugerindo que o serviço de implante dentário seja incluído, de maneira gratuita, no rol de procedimentos oferecidos pelo município.
A Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente oferta inúmeros serviços odontológicos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esses procedimentos podem ser ofertados em Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Unidades de Saúde da Família (USF)/Postos de Saúde e Unidades Odontológicas Móveis (UOM) pelas equipes de Saúde Bucal e em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Hospitais, quando necessário realizar procedimentos mais complexos e/ou com especialistas. Além desses serviços, a política conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) que colaboram com a confecção laboratorial, servindo como ponto de apoio para as equipes de Saúde Bucal e para os CEO.
O Ministério da Saúde passou a financiar novos procedimentos da tabela do SUS, como aparelho ortodôntico/ortopédico e implante dentário osteointegrado (incluindo a prótese sobre o implante). Com isso, Ita solicitou que a Administração Pública Municipal informe por qual motivo Votorantim não possui o procedimento de implante dentário gratuito, sendo que este serviço se enquadra no rol de procedimentos do Programa Brasil Sorridente.