Vereador pede campanhas de conscientização e combate a importunação sexual

por Comunicação publicado 25/05/2022 00h00, última modificação 26/05/2022 09h39
17ª Sessão Ordinária, da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura - 24/05/2022

Requerimento apresentado na 17ª Sessão Ordinária, realizada na Câmara Municipal, nesta terça-feira (24), solicita ações da atual Gestão Municipal para divulgação de informações sobre as denúncias de importunação sexual.

O vereador Pastor Lilo (União Brasil), autor do requerimento, falou sobre diferentes ações que podem ser caracterizadas como crime de importunação sexual, com o intuito de trazer informações que contribuam para as denúncias.

Em virtude de relatos que vem recebendo constantemente de mulheres sofrendo com esse assédio, principalmente nos transportes públicos, o vereador está pedindo atitudes da atual Gestão Municipal, com a criação de campanhas de conscientização e combate ao crime de importunação sexual, com a distribuição de cartilhas para orientação da população. 

“Trago em meu requerimento, o tema de importunação sexual que infelizmente vem sendo cada vez mais praticado em todo o país. A sociedade em si tem questionado essas questões problemáticas, e consequentemente temos que tomar um posicionamento quanto a isso. Temos ouvido relatos de muitas mulheres que sofrem esse tipo de crime, principalmente nos transportes públicos, onde o abusador aproveita do ambiente mais apertado e faz diversas vítimas. As mulheres devem entender que esse ato é considerado crime e tem punição de 1 a 5 anos de prisão, portanto o melhor caminho é a denúncia e o acionamento da polícia. Solicito, portanto, que o Poder Público trabalhe a conscientização e direcionamento sobre qual atitude as mulheres que forem vítimas deverão tomar em caso de importunação sexual”, complementa Lilo.