Vereador pede inclusão do Programa de Educação no Trânsito nas escolas municipais

por Comunicação publicado 28/06/2022 17h00, última modificação 04/07/2022 09h33
22ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura - 28/06/2022

Requerimento apresentado durante a 22ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira (28/06) pede a realização de campanhas de educação e de conscientização sobre o trânsito, nas escolas municipais.

O vereador Pastor Lilo (União Brasil) solicita ao Poder Público que realizem ações sociais nas escolas municipais para incluir na grade curricular de ensino o Programa de Educação no Trânsito, tendo em vista que a educação para o trânsito nas escolas, em todos os níveis de ensino, deve ser promovida através de adoção de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre educação de trânsito.

O requerimento destaca que desde a primeira idade é necessário trabalhar a educação no trânsito, de forma lúdica, por meio de teatros, palestras, jogos e outras formas que possam contribuir com o aprendizado das crianças e desenvolver com o decorrer do tempo um senso de responsabilidade para com as questões do trânsito, trazendo mais segurança para a cidade.

Em seu discurso, o parlamentar enfatiza a responsabilidade de entender questões básicas do trânsito desde a infância, através de formas didáticas, como por exemplo, criar habilidade nas crianças de identificar as cores do semáforo e saber quando se avança e quando deve parar. Isso faz com que elas desenvolvam pequenas percepções e auxiliem os condutores nas ruas, sendo exemplo para os mais velhos.

Pastor Lilo finaliza destacando a forte influência que o público mais jovem tem na sociedade por ser o futuro do município e aponta que o incentivo de segurança no trânsito, é um bem para todos.