Vereador pede informações sobre ações realizadas em razão do Maio Amarelo
Em requerimento aprovado durante a 15ª Sessão, realizada nesta terça-feira (10/05), o primeiro-secretário da Câmara Municipal, vereador Cirineu Barbosa (PMN) solicita informações sobre as ações realizadas pelo Executivo após tomar conhecimento do Relatório da Audiência Pública relativa ao tema: “Maio Amarelo” – Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”, realizada em 13 de maio de 2021, na Câmara Municipal de Votorantim, por sua iniciativa.
Cirineu, autor da Lei 2.812/2021 que institui a campanha "Maio Amarelo", mês de conscientização e prevenção ao acidente de trânsito, no calendário oficial de datas e eventos, quer saber quantas sanções foram aplicadas pela Administração Pública, em 2021 e em 2022, até a presente data, com relação à poluição sonora dos veículos. O vereador pede ainda que a atual Administração intensifique esta abordagem, por meio de blitz e de uma maior fiscalização quanto à perturbação do sossego público, aplicando as punições previstas na Lei Municipal nº 2706/2019.
“Hoje o meu requerimento apresenta esse problema que cada vez mais se agrava em nossa cidade. Portanto, trago aqui um debate, como já foi falado em audiências públicas, sobre a conscientização do “Maio Amarelo”. Por falta de senso de alguns motociclistas que alteram os escapamentos de suas motos, venho pedir junto aos comerciantes, que de forma alguma, contratem colaboradores que possuam sua moto alterada com escapamentos “abertos”. Essa prática, causa enorme transtorno aos acamados, pessoas idosas, crianças, principalmente incômodos em hospitais. A poluição sonora que esses equipamentos trazem, irritam os moradores e causam prejuízos para o condutor, já que causam multas. Deixo aqui o nosso apelo aos jovens, que muitas vezes passam empinando, utilizando ferramentas adulteradas e fazendo barulhos intensos. Peço maior cobrança de blitz nas ruas, maior posicionamento de fiscalização e a utilização do poder da caneta, com aplicação de multas”, afirmou.