Vereador pede informações sobre programa de implementação de energia solar em edifícios públicos
O segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Camargo (PL) apresentou durante a 3ª Sessão, realizada na terça-feira (18), requerimento no qual questiona se já vem sendo desenvolvido pelo setor responsável um plano detalhado de implantação do projeto previsto no plano de governo que prevê a “Implementação de Energia Solar em Edifícios Públicos Municipais”.
Segundo Ronaldo, a energia solar é uma fonte de energia renovável, que não polui e ajuda a combater o aquecimento global e que, entre as vantagens econômicas da utilização da energia fotovoltaica destaca-se o fato da possibilidade de redução da conta de luz em até 95%.
O parlamentar afirmou ainda que, segundo o site da Prefeitura, no ano de 2024 foram pagos à Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), o valor de
R$ 6.974.839,77 milhões, e, neste ano de 2025, até o momento, já foram gastos R$ 121, 097 mil reais.
Por isso, Ronaldo questiona quando efetivamente será colocada em prática a ação indicada no plano de governo da atual gestão municipal, que prevê a implementação de energia solar em edifícios públicos municipais.
Indicações
Ronaldo Camargo apresentou também nesta sessão, indicações ao Executivo. A primeira, de nº 068/25 sugere o estudo da possibilidade de implantação de sinalização padrão de solo demarcando a localização dos contêineres nas ruas da cidade.
Já a sua indicação de nº 069/25 sugere à Administração Municipal que estude a possibilidade de implantar um poste de iluminação no canteiro formado entre as Ruas Ednéia de Campos Ferreira e a Rua João André Filho, no Bairro Real Parque.
A indicação nº 070/25 sugere estudos sobre a possibilidade de instalação de um poste de Iluminação no final da Rua sem saída Lauro Roberto Fogaça, no Jardim Araújo.