Vereador pede tratamento de equoterapia para pessoas com deficiência
O vereador Pastor Lilo (União Brasil) apresentou, durante a 39ª Sessão Ordinária realizada nesta sexta-feira (04), requerimento solicitando a Administração Pública que promova tratamento de equoterapia de forma gratuita para pessoas com deficiência.
Segundo o requerimento, a equoterapia é um método terapêutico físico, ocupacional e educacional que utiliza cavalos para estimular o desenvolvimento das funções neurológicas de pessoas com deficiência, tais como: Síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo. A terapia equestre é mediada por profissionais que atuam em uma equipe multiprofissional composta por um instrutor e um auxiliar de equitação, um fisioterapeuta e um psicólogo que trabalham em perspectiva interdisciplinar.
O parlamentar discorreu que os benefícios da terapia no cavalo estão ligados, principalmente, à locomoção. A marcha do cavalo simula o movimento do corpo humano e isso dá um estímulo ao praticante para que possa movimentar sua musculatura. Com o tempo, o cérebro entende que aquele movimento precisa ser feito involuntariamente. Cada praticante evolui em um tempo diferente, mas desde o primeiro mês já é possível perceber uma recepção e reação aos estímulos.
Diante disso, o vereador Pastor Lilo solicita que o Poder Executivo informe se atualmente, a Prefeitura de Votorantim oferece tratamento de equinoterapia, de forma gratuita, para pessoas com deficiência. Em caso negativo, qual seria o motivo para não ser oferecida esta terapia e pede ainda, que o setor competente firme parcerias com o intuito de oferecer esta forma de tratamento para a população.