Vereador propõe ações educativas e preventivas para servidores públicos

por Comunicação publicado 09/08/2022 17h00, última modificação 20/10/2022 13h56
26ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura

Criar um programa permanente de ações educativas de prevenção e tratamento da dependência química ou do uso abusivo de álcool entre os servidores públicos municipais. Esse foi o tema do requerimento de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania) aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (09), na Câmara Municipal de Votorantim.

O parlamentar quer saber se a Prefeitura tem um levantamento de quantos são os servidores que estão afastados de seus trabalhos ou que faltam, além do normal, apresentando situações que necessitam de um processo de recuperação. “Sabemos que é um tema delicado e que tem levado transtornos a muitas famílias, e uma ação preventiva seria muito bem-vinda”, ressalta.

De acordo com o vereador, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que de 10 a 12% da população economicamente ativa tem problemas de uso abusivo ou dependência do álcool e que 25% dos acidentes de trabalho estão relacionados ao consumo de algum tipo de droga.

Para o vereador Cesar Silva a implementação de políticas públicas voltadas à qualidade da saúde mental e o combate à dependência química impõe ao poder público o desafio de um trabalho que, além de acontecer de forma preventiva, também deve unir ações multidisciplinares, em uma atuação que envolva uma rede protetiva, com envolvimento de especialistas em diversos setores e fortalecimento de vínculos familiares e sociais.

A Prefeitura Municipal tem cerca de 2.300 funcionários da ativa, e entre eles, existem casos de servidores que sofrem algum tipo de dependência de álcool e/ou drogas, impossibilitando de oferecer diariamente as condições ideais de trabalho.

No requerimento o parlamentar questiona se é possível formar uma equipe interdisciplinar com o trabalho efetivo de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psiquiatras e médicos com especialidade em clínica médica, bem como realizar diversas ações como palestras destinadas aos servidores que necessitam de atendimento, além do acompanhamento psicológico da família, que precisa saber lidar com o problema.