Vereador quer base da GCM na região central da cidade

por Comunicação publicado 13/02/2025 11h35, última modificação 14/02/2025 16h22
2ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 11/02/2025.

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Luciano da Camps (Republicanos), apresentou nesta terça-feira (11), durante a 2ª Sessão, requerimento questionando o Executivo se já existem estudos para a implantação de uma base fixa da Guarda Civil Municipal (GCM) na área central da cidade.

Segundo o vereador, há relatos constantes da falta de segurança e de ocorrências registradas por atos ilícitos na região central da cidade, não somente por parte de moradores de rua, mas também por delinquentes que cometem crimes. Além disso, entre os moradores de rua, existem os que sofrem de transtorno psicótico trazendo prejuízos aos lojistas, como por exemplo, recentemente, em razão de um surto psicótico, a mulher que quebrou alguns eletrodomésticos em uma loja, na Avenida 31 de Março.

O vereador afirma que, com isso, torna-se extremamente necessário uma presença maior da segurança pública, sendo oportuna, a criação de uma base fixa da GCM, possibilitando uma atuação proativa na prevenção de crimes, além de uma resposta mais ágil em situações de emergência, contribuindo para a redução do tempo de atendimento, e, consequentemente, para a proteção da população.

Por fim, Luciano questiona se já existe um local previsto para essa instalação, e, se, há possibilidade da nova base da GCM ser instalada no espaço ocioso localizado na Avenida Júlio Lopes Filho, na esquina com a Avenida 31 de Março.

Indicações                                                   

Nesta sessão, o vereador Luciano da Camps apresentou também três indicações.

- na sua indicação de nº 033/25, o vereador sugere que a atual Administração Municipal providencie os serviços de capinação e limpeza, na Pista de Caminhada, no Jardim São Luiz, (Vila Garcia).

- já a indicação de nº 057/25 sugere à Administração Municipal que por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), estude a possibilidade de realizar as manutenções necessárias no afundamento asfáltico localizado na Avenida Pedro Augusto Rangel na altura do número 895 – bairro Nova Votorantim.

- por fim, em sua indicação de nº 058/25 ele sugere à Administração Municipal que estude a possibilidade de instalação de um redutor de velocidade (lombada) na Rua Luiz Carrara, altura do número 267 no bairro Altos da Fortaleza.