Vereador quer mapeamento de pessoas em situação de rua e vindos da “Cracolância”
Requerimento apresentado durante a 20ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (14/06), pede que atual Administração Municipal informe quantos moradores em situação de rua vindos da “Cracolândia”, na Capital Paulista, foram identificados em Votorantim.
O vereador Luciano Silva (Podemos), autor do requerimento, pede informações sobre quantas pessoas em situação de rua, vindos da Capital, foram abordados e atendidos pelas Secretarias Municipais competentes, desde o início de 2021 até o momento, como é feita a integração e o mapeamento entre a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda com as Secretarias de Sorocaba e a do Estado, para acompanhamento dessas pessoas em situação de rua.
O parlamentar questiona também, se a Prefeitura tem comprado passagens intermunicipais para esses “migrantes” e qual o procedimento desenvolvido pela Secretaria responsável para amenizar a vulnerabilidade social e resgatar a cidadania dessas pessoas. Luciano quer saber se existe algum projeto do Executivo para inserção desses moradores no mercado de trabalho, alguma Clínica de acolhimento para os dependentes químicos em situação de rua quando não encontram amparo familiar e se a quantidade de vagas disponíveis na Casa de Passagem está conseguindo atender essa demanda.
“Temos recebido relatos de comerciantes que nos dizem que houve um grande aumento de pessoas em situação de rua. Por isso, estamos buscando aqui esse trabalho conjunto do executivo com outras Secretarias para mapeamento e acolhimento dessas pessoas e a criação de políticas efetivas para que essas pessoas possam ter dignidade”, afirmou Luciano.